Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A atualidade do pensamento de Paulo Freire e as políticas de Educação de Jovens e Adultos

Maria Margarida Machado

"o saber de experiência feito" Camões e Paulo Freire!!!

Introdução

Gostaria, antes de iniciar propriamente a reflexão que preparei, de agradecer o convite para proferir esta conferência. Não sei bem se eu a denominaria assim... mas vamos a ela. Agradecer a confiança dosrepresentantes dos fóruns de EJA, reunidos em Goiânia, no mês de maio, na ocasião do II Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, quando numa das muitas saídas de emergência (para socorrer alguns imprevistos...) ao retornar fui surpreendida com uma articulação em torno do meu nome para estar aqui hoje.
Quero dizer que é uma grande honra poder tratar deste tema: Aatualidade do pensamento de Paulo Freire e as políticas de Educação de Jovens e Adultos, reconhecendo com tranqüilidade que entre nós, seguramente, temos pessoas muito mais preparadas para esta fala, com as quais contei para as reflexões que aqui vou apresentar e que de antemão agradeço.
Aceitei este desafio e gostaria de dizer do lugar de onde eu falo sobre este tema. Iniciei meu trabalho comalfabetização de adultos na periferia de Brasília, na cidade do Gama, no Distrito Federal, em 1986, aprendendo como alfabetizar com o chamado “método Paulo Freire”, através de uma experiência entre mestrandos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, hoje professores nesta mesma faculdade, e o movimento popular de alfabetização de Ceilândia, que mais tarde vai dar origem ao Centro de EducaçãoPaulo Freire – CEPAFRE. O contato com esta experiência mudou minha vida, a começar pela mudança na opção profissional: estava cursando licenciatura em Química e acabei quatro anos depois concluindo licenciatura em História.
Relato isto, inicialmente, para dizer uma primeira descoberta que fiz pessoalmente com o referencial freireano: não se trata de um método de alfabetização, mas sim de princípiose valores que passam a nortear sua forma de pensar e agir. Meu grande aprendizado com Paulo Freire, embora só tenha tido a oportunidade de estar pessoalmente com ele numa mesa, num seminário na UNB no ano de 1990, foi o de que de fato, todos nós, independentemente de sermos alfabetizandos ou doutores em educação, temos um "saber de experiência feito" como se constata no conjunto da obra e navida, tanto de Luís Vaz de Camões, como de Paulo Freire.
Esse saber que precisa ser reconhecido e valorizado, que precisa ser tencionada e superado num processo que é dinâmico e que não se esgota para aqueles que conseguem se perceber como sujeitos de sua história. É assim que quero iniciar esta nossa conversa e prossegui-la, misturando vida e reflexão, dúvidas e certezas, passado e presente.Penso que numa reflexão sobre a atualidade do pensamento de Paulo Freire e as políticas de EJA, é oportuno enfatizar inicialmente de que perspectiva de educação falamos, falamos da Educação Libertadora e, portanto, falamos de uma pedagogia da libertação. Ou seja, o conceito nos informa os meios e os fins. Não é possível tratar da educação libertadora, sem pensar que a pedagogia também precisa serlibertadora. Como Paulo Freire definia

(...) aquela que tem que ser forjada com ele (oprimido) e não para ele, enquanto homens e povos, na luta incessante de recuperação de sua humanidade. Pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por sua libertação, em que esta pedagogia se fará e refará. O grandeproblema está em como poderão os oprimidos, que “hospedam” o opressor em si, participar da elaboração, como seres duplos, inautênticos, da pedagogia de sua libertação. (FREIRE,1987 p.32)

Vamos então recuperar a origem desse conceito, tão conhecido entre nós, mas que vale mais uma vez contextualizar. Peço licença à autora e amiga, Maria Luiza Angelim, para utilizar, dos seus escritos, aqui esta...
tracking img