Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DNA e síntese proteica

DNA – Ácido desoxirribonucleico. Constituído por ácido fosfórico, pentose (desoxirribose) e bases azotadas (timina, citosina, adenina, guanina). Encontra-se no núcleoenrolado em proteínas (histonas) formando os cromossomas.
O DNA tem a capacidade de se replicar. Cada nova cadeia formada é uma réplica de uma das cadeias originais, sendo cada uma nova cadeia igual àmolécula original. A replicação semiconservativa do DNA processa-se segundo a regra da complementaridade de bases (adenina liga-se à timina e guanina liga-se à citosina).

RNA – Molécula simplesconstituída por ácido fosfórico, pentose (ribose) e bases azotadas (adenina, uracilo, citosina, guanina). Existe RNA mensageiro, RNA transferência e RNA ribossomal.

Cromossoma – Molécula de DNA enroladaem histonas (proteínas) que ocupa um espaço muito reduzido no núcleo.

Cromatina – Complexo formado por DNA e proteínas que constitui os cromossomas das células eucarióticas.

Genoma – Conjuntode genes que constitui a informação genética de um indivíduo.

Localização dos genes:
* Núcleo
* Mitocôndrias Possuem cromossomas circulares
* Plastídeos

SÍNTESEPROTEÍCA

A informação para a ordenação dos aminoácidos na constituição de uma proteína está contida nos genes. Mas o DNA encontra-se no núcleo e a síntese de proteínas ocorre nos ribossomas, nocitoplasma.
A síntese proteica contém três etapas:
1. Transcrição
2. Processamento
3. Tradução

1. Transcrição
Consiste na síntese de uma molécula de RNA a partir de uma cadeia de DNA,que contém a informação para a síntese da proteína, por complementaridade de bases. A transcrição realiza-se no núcleo. A RNA-polimerase fixa-se sobre a sequência de DNA que vai ser transcrita edesliza ao longo dela, provocando a abertura da cadeia de DNA e iniciando-se a formação da cadeia de RNA pré-mensageiro.

2. Processamento
Na transcrição são passadas informações para o RNA...
tracking img