Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL

O setor saúde sofreu as influências de todo o contexto político-social pelo qual o Brasil passou ao longo do tempo.

1500 – A atenção à saúde limitava-se aos própriosrecursos da terra (plantas, ervas) e, àqueles que, por conhecimentos empíricos (curandeiros), desenvolviam as suas habilidades na arte de curar.

A vinda da família Real ao Brasil criou anecessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder que se instalava na cidade do Rio de Janeiro.

1850 - as atividades de saúde pública estavam limitadas ao seguinte:1 - Delegação das atribuições sanitárias as juntas municipais;

2 - Controle de navios e saúde dos portos;

1808 - Dom João VI fundou na Bahia o Colégio Médico - Cirúrgico no Real HospitalMilitar da Cidade de Salvador. No mês de novembro do mesmo ano foi criada a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro, anexa ao real Hospital Militar.

1889 - Naturalmente, a falta de um modelo sanitáriopara o país, deixavam as cidades brasileiras a mercê das epidemias.

1900 - No início desse século, a cidade do Rio de Janeiro apresentava um quadro sanitário caótico caracterizado pela presença dediversas doenças graves que acometiam à população, como a varíola, a malária, a febre amarela, e posteriormente a peste, o que acabou gerando sérias consequências tanto para saúde coletiva quanto paraoutros setores como o do comércio exterior , visto que os navios estrangeiros não mais queriam atracar no porto do Rio de Janeiro em função da situação sanitária existente na cidade.

1910 - O governocentral, preocupado com a insatisfação do operariado urbano, iniciou a regulamentação do trabalho, a partir da década de 10, criando as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs), considerada a sementedo sistema previdenciário atual (SILVA,1996). É a primeira vez que o Estado interfere para criar um mecanismo destinado a garantir ao trabalhador algum tipo de assistência. Todavia, o direito às...
tracking img