Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Pág.
1. Introdução ------------------------------------------------------------------------------- 2
2. Organizações e sua relação com a área de recursos humanos ------------------ 3
3. Conceito de organização ----------------------------------------------------------------- 5
4. Pessoas como recursos ou como parceiros da organização----------------------8
5. Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------ 9
6. Referências bibliográficas ---------------------------------------------------------------- 9

Introdução

Este trabalho tem como caráter de abordagem o conceito das organizações, a relação dos recursos humanos nas organizações, a interação entre as pessoas e as organizações bemcomo as pessoas como recursos ou como parceiros da organização, com a pretensão de enunciar as necessidades e as potencialidades desde setor administrativo que tem trabalhado com eficácia pode oferecer as organizações contemporâneas. 

1. As organizações e sua relação com a área de recursos humanos.

Não tem como dissertar sobre a importância do papel dos recursos humanos nas organizaçõessem nos retratar a um viés histórico, expondo que as pessoas nem sempre foram a principal preocupação das organizações. Exemplo disto é o que a Administração Cientifica preconizava que o trabalhador ficava em segundo plano quando se tratava de produção. 
A tendência do mundo corporativista nos dias atuais é a valorização das pessoas. Durante a revolução industrial o principal setor da empresa erao tecnológico, mas na atualidade percebe-se que vivemos outra realidade, onde o principal ativo das organizações são as pessoas que fazem parte do universo daquela organização, por meio do incentivo do capital intelectual humano.
Os recursos humanos nas organizações têm função primordial dentro da sua estrutura. É percetível que o capital humano das organizações é o setor mais importante e, apartir disto, percebe-se como os administradores devem focar suas atenções a este segmento interno da organização.
Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista naárea de recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas.
Entende-se que hoje a globalização é preponderante para a mudança da sociedade, o que influencia diretamente na capacidade de informação adquirida pelas pessoas. Neste ponto de informação, é onde os recursos humanos realizam suas atividades, com a função de recrutar, estruturar, instruir e qualificar aspessoas.
De acordo com Milkovich & Boudreau (2000, p 64): “As condições externas à empresa criam o ambiente para a administração de recursos humanos. Elas influenciam as decisões tomadas pela organização; e essas decisões, por sua vez, influenciam as condições externas”. Saber quando o colaborador pode desempenhar além do esperado ou que num certo período por motivo intra ouextratraorganizacional seu desempenho está sendo afetado é resultado de um recursos humanos organizado.
Os recursos humanos nas empresas passam do limite estipulado moralmente por conta do lucro líquido. Observa-se desta forma o resultado que um bom trabalho desenvolvido pelo setor pode oferecer, em que fica clara para as organizações pública ou privada a importância do uso eficaz desta ferramentaadministrativa. 
As empresas percebem que os colaboradores têm que ser visto como o seu ativo principal, mas é evidente que as organizações ainda não sabem lidar com isso. É neste dilema que é importante a participação dos recursos humanos, conforme já dizia Peter Drucker na obra Como atrair, gerenciar o capital humano da promessa à realidade de Friedman et al (2000, p. 75): “Todas as organizações costumam...
tracking img