Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A SOCIOLOGIA DE DURKHEIM


Concepção de Maérlio Machado de Oliveira
Aluno do curso de Direito da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
www.alumac.com.br/maerlio.htm


A sociologia propriamente dita origina-se do produto intelectual de alguns pensadores que procuraram discutir a sociedade de seu tempo, fato ocorrido principalmente na França e na Alemanha.
Entre os franceses, a maiorexpressão é Émile Durkheim (1858-1917) que procurou, de modo permanente, atribuir um caráter científico à sociologia, tendo como fonte tanto o pensamento de Saint-Simon como o de A. Comte.
Émile Durkheim desenvolveu sua obra num período de grande crise na França. Basta lembrar que a derrota na Guerra Franco-Prussiana e o aniquilamento da Comuna de Paris (1870–1871) deixaram marcas profundas nasociedade francesa, o que exigia uma reformulação de toda a sua estrutura.
Por outro lado, como já vimos, esse é um período em que a miséria e o desemprego andaram lado a lado com o grande progresso tecnológico e a elevação da produção industrial na Europa, ocasionando o fortalecimento de associações e organizações dos trabalhadores, bem como a eclosão de greves e o aguçamento das lutas sociais,preparando terreno propício ao desenvolvimento das teorias socialistas.
Nesse sentido, a preocupação de Émile Durkheim será com a ordem social. Afirma que a raiz de todos os males sociais do seu tempo se encontra numa fragilidade moral contemporânea.
Em busca de uma solução para isso, propunha a formulação de novas idéias morais capazes de guiar a conduta dos indivíduos, cujos caminhospoderiam ser encontrados com a ajuda da ciência, por meio de suas investigações, pois os valores morais constituíam um dos elementos mais eficazes para neutralizar as crises econômicas e políticas. A partir deles poderiam se criar relações estáveis entre os homens.
Durkheim afirma que a sociedade prevalece sobre o indivíduo, sendo ela um conjunto de normas de ação, pensamento e sentimento que nãoexistem apenas nas consciências dos indivíduos, mas que são construídas exteriormente, isto é, fora das consciências individuais.
Dizendo de outra forma, na vida em sociedade o homem defronta com regras de conduta que não foram diretamente criadas por ele, mas que existem e são aceitas na vida em sociedade, devendo ser seguidas por todos. Sem essas regras, a sociedade não existiria e é por isso queos indivíduos devem obedecer a elas.
As leis são um bom exemplo do raciocínio de Durkheim. Em toda sociedade existem leis que organizam a vida em conjunto. O indivíduo isolado não cria leis nem pode modificá-las. São as gerações de homens que vão criando e reformulando coletivamente as leis.
Essas leis são transmitidas para as gerações seguintes na forma de códigos, decretos, constituições,etc.
Como indivíduos isolados, temos de aceitá-las, sob pena de sofrer castigos por violá-las.
Seguindo essa idéia, Durkheim afirmará que os fatos sociais, ou seja, o objeto de estudo da sociologia, são justamente essas regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade.
Tais fatos sociais são diferentes dos fatos estudados por outras ciências por terem origem nasociedade, e não na natureza (como nas ciências naturais) ou no indivíduo (como na psicologia).
Esses fatos sociais têm duas características básicas que permitirão sua identificação na realidade:
São exteriores e coercitivos.
Exteriores, porque consistem em idéias, normas ou regras de conduta que não são criadas isoladamente pelos indivíduos, mas foram criadas pela coletividade e já existem forade nós quando nascemos.
Coercitivos, porque essas idéias, normas e regras devem ser seguidas pelos membros da sociedade. Se isso não acontece, se alguém desobedece a elas, é punido, de alguma maneira, pelo resto do grupo.
É justamente a educação um dos exemplos preferidos por Durkheim para mostrar o que é um fato social. O indivíduo, segundo ele, não nasce sabendo previamente as normas de...
tracking img