Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro oeste
O folclore é a tradição expressa de um povo, são lendas, crenças, canções e costumes. Minas Gerais é um Estado extremamente rico na variedade de folguedos. Somente no Centro-Oeste mineiro encontramos as Cavalhadas, Folias de Reis, Boi do Sabino, Congado, Encomendação das Almas, entre outros.
- Sobre Folclore do Centro-Oeste Brasileiro Clique Aqui.
Em Divinópolis uma das festasmais tradicionais é o Congado. Escravos trazidos da África buscavam através de rituais um extrapolar de sentimentos e culto a sua fé. O Congado nasceu da fusão destes ritos com a religião católica, imposta aos negros pela Igreja. Daí surgiram novas histórias que envolviam pricipalmente Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, Nossa Senhora das Mercês e Nossa Senhora da Aparecida.
Osurgimento do Congado em Minas Gerais assumiu movimentos abolicionistas, sendo um dos responsáveis Chico Rei, em Vila Rica de Ouro Preto onde foi fundada a primeira Igreja do Rosário no Estado.
A primeira irmandade de Nossa Senhora do Rosário nessa terra foi fundada em primeiro de agosto de 1881, sete anos antes da abolição da escravatura. Nos anos 30 o então arcebispo de Belo Horizonte resolveucombater as festas afro-brasileiras. Quem desobedecesse às ordens estaria ameaçado de excomunhão, tendo como conseqüência a paralização das manifestações em quase toda Minas Gerais. Divinópolis foi uma das poucas exceções neste processo, começondo a fazer parte significativa dessa história. A partir daí se tornou uma das mais difundidas e significativas expressões da cultura e da fé divinopolitana.As festas eram realizadas junto à antiga Igreja do Rosário, onde hoje é o Mercado Municipal. Porém, foram se transferindo para os bairros com a demolição da igreja. Em 1985 foi construida uma capela réplica da antiga Igreja do Rosário, voltando a se tornar ponto de manifestações. Mas foi só em 1994 a retomada de sua força total.
Com a abolição da escravatura nasceu a Missa Conga, em comemoraçãoà libertação dos escravos. E foi somente a partir de sua criação pelo vaticano que voltou a se permitir as manifestações que tinham sido suspensas. A primeira Missa Conga realizada em Divinópolis foi no dia 15 de maio de 1977.
Quanto à tradição da coroação de reis e rainhas, perpétuos ou congos em Divinópolis, era sempre concedida a pessoas negras e de família tradicional na realização da festa. Acoroação só acontecia no caso de falecimento, renúncia ou deposição do rei ou da rainha que se encontravam nas funções. Na ausência de apenas um deles, no caso do falecimento da rainha, por exemplo, o rei permanecia no cargo e uma nova rainha era escolhida. Após a eleição, dava-se o ato solene da coroação, sendo o pároco local aquele que lhes concedia a coroa. As nações concorriam paraabrilhantar as festas de coroação com encenações que eram apresentadas em palcos montados, com teatro, música e dança, chamadas de auto dos Congos. Essas encenações representavam a coroação do Rei Congo e tinham personagens que representavam um cortejo real, com cargos de nobreza como duques, embaixadores, príncipes e princesas. Com a popularização da festa de coroação, conquistaram a parceria de brancos enegros, pobres e ricos. Sendo hoje o critério usado pelas irmandades a fé e a dedicação à preservação da tradição, não levando em conta família nem cor de pele. Por exemplo, já receberam a coroa de Rei Congo os cantores Milton Nascimento e Gilberto Gil.
CATIRA OU CATERETÊ
Dança rural que já foi bastante difundida em Dinópolis. Trata-se de um conjunto com oito a doze dançarinos que se dispoem emduas fileiras par-par, seguindo a marcação geral ditada pelo guia. Os instrumentos podem ser viola, violão e acordeom. A coreografia constitui-se de volteios, sapateado e bater de palmas. Pode ser cantada de duas até cinco vozes.
BOI DO SABINO
Sabino, figura lendária em Divinópolis. Negro de quem as crianças tinham medo. Em todo carnaval era infalível seu bloco azul e branco e à frente seu...
tracking img