Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Olá, meu caro associado da ANDAV! Em comemoração ao dia 18 de outubro (mês do distribuidor), nós estamos comemorando através do fornecimento de materiais didáticos, materiais informativos através dessa associação, que é a ANDAV. E, com isso nós vamos tratar de um tema muito polêmico. “Qual tema é esse?” “- Lucro Real e Lucro Presumido.” Tema esse que gera pro associado, empresário, muitasdúvidas, porque às vezes o seu contador realiza a contabilidade no seu dia a dia, mas aí fica a interrogação: “Será que essa seria mesmo a melhor opção? Será que eu teria a possibilidade de diminuir a carga tributária de uma maneira lícita?” Isso é o que nós chamamos de Planejamento Tributário, e diante do Planejamento Tributário (cerne da nossa apresentação hoje), vamos possibilitar aos senhorescondições de distinguir qual a diferença entre o Lucro Real e o Lucro Presumido. Entremos, então, no conteúdo deste material que será disponibilizado para download ao associado ANDAV.

• DIFERENÇAS ENTRE LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO

Farei de uma forma didática que, interagindo com os senhores que estão nos assistindo, e com o material. Assim como o senhor ou a senhora empresário, empresária associada àANDAV pode, ao fazer o download desse material, estudar um pouco mais a fundo pra saber: “Estou eu economizando tributariamente de forma eficaz, eficiente, lícita?” E ao final desse material também teremos o nosso contato, que a convite da ANDAV, eu, Lincoln, consultor e coordenador de impostos diretos e indiretos da CONSUCAMP Auditoria e Assessoria, disponibilizo a você o meu e-mail, os nossoscontatos para interagirmos melhor, caso haja a necessidade, OK? Então entremos no material...
Todo ano as empresas precisam pensar: “Será que eu no regime tributário do qual eu optei? Lucro Real ou Lucro Presumido...” Esse é um dilema muito grande! E para que haja a mudança, para que haja a mudança mesmo efetiva de um ano pro outro, ou até mesmo pra que eu abrindo uma empresa nova eu faça a melhoropção. É necessário que analisemos algumas coisas, por exemplo: Os tipos tributários. O empresário no Brasil (e a sua empresa pode ser), no Simples Nacional, que é uma opção tributária, como o próprio nome diz, ‘mais simplificada’, que fornece a ele uma carga tributária menor, porém não são todas as atividades que podem optar. Temos que fazer um estudo mais aprofundado na Lei Complementar 123,que trata especificamente do tema. Ou então, nós podemos optar também pelo Lucro Presumido. Lucro Presumido este que muitas vezes acaba sendo uma opção mais econômica para o empresário, mas não em regra geral. Possui suas exceções... E o Lucro Real. O Lucro Real esse que assusta muitas vezes o empresário, porque ele logo imagina: “Lucro Real é pra grandes empresas! A minha empresa é médio porte,então eu vou eliminar o Lucro Real da minha opção. Não é fato, porque nós temos tributos indiretos, que é o que nós vamos ver em decorrência no material, tributos esses que podem influenciar na opção, e mesmo você sendo uma empresa de médio porte, a opção do Lucro Real vai se mostrar mais vantajosa. Vejamos o porquê!
Quando você for fazer uma análise de conteúdo, o quê que deve ser levado emconsideração?

- Ramo de atividade da empresa;
- A composição societária da empresa (tem sócio no exterior? Não tem? Eu tenho quantas empresas? Eu tenho uma holding familiar? O que está norteando o meu grupo empresarial?);
- Qual a média de faturamento da empresa (quanto que uma empresa há de faturar ao longo de um ano). Isso são elementos impeditivos também, a depender de quanto ela vier a faturar;- Qual a margem de lucro esperado pro negócio. A margem de lucro... Cê vai falar assim pra mim: “Lincoln, a margem de lucro esperada pro negócio são todas!” De fato, são todas... Concordo! Mas a margem de lucro pode, e será um dos fatores mais decisivos pra opção tributária.

A seguir nós vamos nos ater à duas: Lucro Real e Lucro Presumido. Lucro Real... Qual é a diferença entre o Lucro...
tracking img