Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quimica Orgânica no dia-a-dia
A química orgânica exerce grande participação no nosso cotidiano. Grande parte dos compostos produzidos em nosso corpo são orgânicos por exemplo a uréia e a glicose. Não apenas em nós, como também em todos os seres vivos, sejam eles vegetais ou animais.
Também a encontramos como combustível, na produção de tinta e sabões, até mesmo na criação de um novo compostoque pode ser usado para salvar vidas.
produtos essenciais para a vida são orgânicos, por isso existem tantos diferentes compostos alem do ar que respiramos (O2) e da água que constitui 80% do nosso corpo, há um átomo que é fundamental: o Carbono. E é dos compostos desse elemento que a química orgânica vai tratar.

Compostos orgânicos no dia-a-dia
As moléculas orgânicas naturais são assintetizadas pelos seres vivos e denominadas biomoléculas. Os açúcares, as proteínas e os lipídios são substâncias orgânicas encontradas nos tecidos vivos. Glicose, sacarose, frutose, lactose, por exemplo, são substâncias empregadas pela indústria alimentícia na fabricação de balas, bombons, biscoitos, bolos. Elas são açúcares e também são empregadas pela indústria farmacêutica.
Diariamente consumimosprodutos derivados do leite, um alimento essencialmente orgânico. A indústria de cosméticos também usa substâncias orgânicas de origem animal e vegetal na fabricação de xampus, óleos, loções, cremes, sabonetes, etc. Na composição desses produtos também entram compostos orgânicos sintéticos, como acontece com os detergentes, os pigmentos aromatizantes, etc. As refinarias de petróleo fabricamdiversos produtos utilizados pelo homem em sua vida diária e que também alimentam outras indústrias

Quimica orgânica na medicina
Pode-se perceber que são muitos os compostos inorgânicos utilizados em medicina e que possuem funções muito importantes em que beneficiam o organismo humano, além disso, foi utilizada desde os séculos anteriores como o Médico e alquimista Paracelsus que utilizou o mercúrioem medicamentos. Foi também utilizado o ouro no tratamento da tuberculose, o antimônio para Leishmaniose, compostos a base de arsênio para tratamento de sífilis e agora está se difundindo ainda mais o seu uso no caso de doenças como o câncer. A introdução, da cisplatina na quimioterapia do câncer, representou um grande avanço na história da Química Inorgânica Medicinal, e constituiu um importanteavanço no tratamento de diversos tipos de tumores. Desde então, desenvolveu-se uma intensa busca por novos complexos metálicos que também apresentassem atividade antitumoral, o que levou à descoberta de outros complexos de platina que atualmente são utilizados em clínica médica artrite, hipertensão entre outras.

Benzeno usado no dia-a-dia
Você sabe a importância do benzeno e como ele estápresente no seu dia a dia? Imagine a festa de aniversário do seu filho com copos de vidro. Além do perigo que isso seria para as crianças, que poderiam se machucar, você ainda teria o trabalho de lavar toda aquela louça que ficaria após a festa. Por falar em louça... Sabe aquela pia cheia de louça suja pós-almoço com a família? Imagine lavá-la sem o detergente. E aquele cesto de roupas sujas, comovocê lavaria sem o sabão em pó? Esses são alguns exemplos que provam como o benzeno está presente no seu dia a dia, seja no copo plástico, no detergente ou no sabão em pó. O benzeno é um aromático que quando sintetizado com outros petroquímicos serve de matéria-prima para diversos produtos. Por exemplo, os estirênicos, formados a partir da síntese do benzeno com o eteno, são a matéria-prima para afabricação de copos descartáveis e isopor. Já no caso dos detergentes domésticos, industriais e sabão em pó, o benzeno serve também de matéria-prima para o LAB (Linear Alkyl Benzene), que é utilizado para a fabricação desses produtos. O benzeno também é uma das matérias-primas da cadeia de obtenção do nylon - material sintético de alta resistência mecânica, usado na confecção de roupas, calçados,...
tracking img