Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Potássio:
O potássio está envolvido no crescimento meristemático. Ele também é importante para a manutenção da quantidade de água nas plantas. A absorção de água pela célula e pelos tecidos é frequentemente conseqüência da absorção ativa do potássio. O potássio não promove somente a translocação de fotossintetatos recém-produzidos, mas também tem um efeito benéfico na mobilizaçãode material estocado.
A principal função do potássio em bioquímica é seu efeito na ativação de vários sistemas enzimáticos.

Frutas com deficiência em potássio:
Laranja: A clorofila começa a desaparecer em manchas na metade distal da folha; as manchas inicialmente amarelo-pálidas tornam-se bronzeadas à medida que se espalham e coalescem; as folhas podem se enrolar; as pontas das folhas podemficar pardas; as folhas velhas são persistentes, ao contrário das deficientes em cálcio, com as quais podem se assemelhar; folhagem sem brilho, a planta parece seca; frutos de tamanho muito diminuído, porém de boa qualidade; queda excessiva de frutos; rachaduras e sulcos nos frutos, menor resistência à seca.



Fonte da imagem e pesquisa: http://brasil.ipni.net/article/BRS-3063Frutas com excesso de potássio:

Banana:
Artigo sobre a Irrigação e adubação potássica via fertirrigação em bananeira 'willians': produção e qualidade de frutos
A aplicação de nutrientes, principalmente o potássio (K), via água de irrigação aumenta a eficiência de utilização pelas plantas, favorecendo a produção (LAHAV, 1995). A fertirrigação vem sendo difundida entre os produtores brasileiros,uma vez que a técnica se mostrou efetiva no aumento da produtividade e, consequentemente, na rentabilidade das culturas (VILLAS BOAS et al., 2005). A dinâmica do K no sistema solo-planta é determinada pela presença de água disponível (HAVLIN et al., 2005), uma vez que a sua disponibilidade é caracterizada por difusão e fluxo de massa no solo, fatores diretamente relacionados ao teor de água nosolo.
1. A adubação potássica realizada via fertirrigação interfere positivamente tanto na produção como na qualidade dos frutos de bananeiras cv Willians.

2. A fertirrigação favorece maior eficiência da adubação potássica quando comparada à adubação sob sequeiro.


Fonte da imagem: http://notcias7.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html


Fonte da pesquisa:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452011000500104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt


Maçã:
Efeito da adubação potássica na qualidade pós-colheita de maçãs 'Fuji'.
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da adubação potássica na composição mineral, qualidade e armazenabilidade de maçãs da cultivar Fuji. Os frutos utilizados foram provenientes de um experimento em que, durante nove anos,aplicaram-se doses crescentes de K2O no solo. As maçãs foram coletadas na safra 1999/2000 e armazenadas em atmosfera controlada (AC).As avaliações qualitativas foram realizadas na colheita, apósoito meses de armazenamento, aos sete dias após a colheita e aos sete dias após oito meses dearmazenamento. Nesses sete dias, os frutos permaneceram em temperatura de 20oC. O incremento no fornecimento de K àsplantas aumentou o diâmetro, massa, acidez, coloração vermelha e a concentração de K nos frutos. Em contrapartida constatou-se diminuições da firmeza da polpa com aumento das doses de potássio. Houve interação entre a adubação e as condições de armazenamento somente em relação à degenerescência de polpa. Não houve diferenças entre os tratamentos quando os frutos foram armazenados em AC . Quando asmaçãs foram armazenadas em AC , observou-se maior degenerescência naqueles frutos com menor concentração de potássio. A perda de peso durante o armazenamento, a cor de fundo da epiderme e a ocorrência de podridões não foram afetados pelas doses de potássio.

1. Adubações com doses crescentes de K em macieiras da cultivar Fuji proporcionam aumentos crescentes dos teores de K nas maçãs.
2. A...
tracking img