Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO RUI BARBOSA

Trabalho de Sociologia
Turma: 3°EG2
Turno: manhã
Aluna: Lorena de Araújo Moura
Professor: Adalberto

Tucuruí-PA
Fevereiro-2013
Atividade – Capitulo 5

1. Durkheim afirma, em seu livro As regras do método sociológico:
“Existem, pois, espécies pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato deque os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica”.
Que característica da escola positivista pode encontrar nesse texto?
R: Manifestações de um organismo em evolução,os conceitos de espécie, organismo, unidade anatômica demonstram a influência das ciências “biológicas” sobre sua teoria.
2. Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência,Durkheim afirma: “O sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade cientifica”.
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve ser se guia pelos sentimentos pessoais de cientistas? Por quê?
R: Não, porque essa postura exige o não envolvimento afetivo ou de qualquer outra espécie entre o cientista e seu objeto sentimentos apenas atrapalham a apreensão da realidade.
3. Quais ascaracterísticas dos fatos sociais pra Durkheim?
R: A coerção social, os exteriores aos indivíduos e a generalidade.
4. Como o sociólogo deve estudar os fatos sociais?
R: É preciso que o sociólogo deixe de lado suas prenoções isto é seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, pois nada tem de cientifico e podem distorcer a realidade dos fatos.
5. Afirmamos que Durkheimconsiderava a educação formal e informal como elementos importantes de integração dos indivíduos a sociedade. Você concorda com essa posição? Argumente.
R: Não, só para Durkheim, mas para muitos outros estudiosos, atribuíram à educação um papel relevante na integração do indivíduo à sociedade, pois cabe a educação a tarefa de passar valores culturais e éticos necessários.
6. Durkheim consideravaa generalidade elemento essencial do fato social. Procure em jornais e periódicos fatos sócias segundo esse critério.
R: Fila de desemprego é um fato social segundo esse critério.
7. O crime para Durkheim é um fato social normal ou patológico? Por quê?
R: Normal, não apenas por ser encontrado em toda e qualquer sociedade e em todos os tempos, mas também por representar um fato social queintegra as pessoas em torno de uma conduta valorativa, que pune o comportamento considerado nocivo.
8. O que é consciência coletiva?
R: É a forma moral vigente na sociedade.
9. Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?
R: É a passagem das sociedades de solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica.
10. Defina a solidariedade mecânica e a solidariedadeorgânica.
R: Solidariedade mecânica é aquela que predominava nas sociedades pré-capitalistas, onde os indivíduos se identificavam por meio da família, da religião, da tradição e dos costumes, permanecendo em geral independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social. Solidariedade orgânica, é aquela típica das sociedades capitalistas, onde,pela acelerada divisão do trabalho social,osindivíduos se tornavam interdependentes.
11. Sobre certos sentimentos que eram ate então considerado inatos no homem-como amor filial, piedade, ciúme sexual -, Durkheim afirma que eles não são encontrados em todas as sociedades: “Tais sentimentos resultam, pois da organização coletiva, em vez de constituírem a base dela”.
Podemos dizer que Durkheim afirma que os sentimentos humanos são fruto dacoerção social? Por quê? O que seria necessário para que um sentimento fosse considerado inato no homem e parte de sua natureza?
R: Os sentimentos inatos não seriam fruto da coerção social, mas, a forma comos tomamos e lidamos são frutos da educação, da moral e dos costumes de uma sociedade. Que esse sentimento fosse encontrado em toda e qualquer sociedade humana e que fosse invariável durante o...
tracking img