Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7








introdução



Este trabalho fará uma análise clara sobre os caminhos que todo o processo deredemocratização de nosso país percorreu e os desdobramentos ocorridos nesta época, para que haja um melhor entendimento sobre o rumo da política em nosso país até os dias hoje.
Toda a trajetória em busca da democracia brasileira foi bastante conturbada e difícil, pois foi mais de 20 anos para que os civis voltassem ao poder no país, após o fim do governo ditatorial, dando os primeiros passos rumo àredemocratização brasileira.
A redemocratização em nosso país foi um processo longo e lento, mais ficou marcada por diversos acontecimentos em que cada um teve sua influência que resultaram em mudanças bastante significativas no decorrer de seu curso, e na tentativa de avaliar todos os percalços que ocorreram neste período da consolidação da democracia brasileira, é que estetrabalho tenta delinear todas as conquistas que nossa sociedade civil obteve desde o primeiro momento até os dias atuais.
Houve uma expectativa em torno da redemocratização, onde seria a resolução de todos os problemas que cercavam a sociedade, mas não foi bem assim, ela pode ter aberto caminhos em relação à liberdade e direitos políticos, mas em relação as questões econômicas e sociais arealidade foi outra, e devido a esses fatores deficientes de nosso sistema democrático, o cidadão está a cada dia mais descrente do sistema político brasileiro.



desenvolvimento

Após longo tempo de ditadura em nosso país (1964-1984), os brasileiros finalmente obtiveram o poder de escolha de seu Presidente da República, foi uma busca bastante conflituosa devido àsdificuldades encontradas pelo longo caminho que essa transição democrática percorreu. E esse momento tão marcante para nossa democracia brasileira ficou sendo conhecida como “Diretas Já”.
Devido ao tempo que os militares ficaram sob controle total em nosso país, a redemocratização não foi de um dia para outro, mas sim lentamente até o poderio militar deixar de ocupar o lugar principal em nossogoverno, fazendo com que a sociedade civil assumisse cada vez mais um papel significativo em todo processo político.
A democratização se intensificou com a posse do novo presidente da República José Sarney, devido às diversas mudanças que estava por vir, e conseqüentemente este governo ficou marcado pelas diversas tentativas em seus planos econômicos fracassados, que assimcomprometeram a esfera econômica e social do país. Mas apesar de todas estas dificuldades que ocorreram neste governo, houve um momento bastante decisivo para a completa redemocratização do Brasil que foi após a elaboração e promulgação da Constituição Federal de 1988, onde se definiu o fim da censura e ao direito ás liberdades civis da sociedade.
Após a Constituição houve uma melhora aparentee bastante significativa no que diz respeito a direitos garantidos em vários setores, como o trabalhista, por exemplo, enfim foram diversas as mudanças em todo contexto social e político da época.
As eleições de 1989 onde Fernando Collor de Mello foi eleito pelo voto de milhões brasileiros, ficando como a última fase da transição do processo de democratização brasileira, sendomarcado pelos diversos problemas que ocorreram com diversas sucessões de crises políticas e econômicas, assim veio a mobilização da sociedade civil, dando destaque aos jovens que ficaram conhecidos como caras pintadas, que saíram as ruas pedindo a saída do então presidente Fernando Collor, e conseqüentemente a sua renúncia ao cargo.
Depois de tantos problemas e crises econômicas...
tracking img