Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenhaaria de Produçao

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ – UEAP

CURSO: ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

DISCIPLINA: ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO.

ACADÊMICO:

Fernando Rodrigues dos Santos
201001035

FATORES DE RISCO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Macapá-ap

FATORES DE RISCO NO AMBIENTE DE TRABALHO

Grande parte da população trabalhadora exerce sua atividade em ambientesfechados como escritórios, auditórios, salas de aulas, salas de cirurgia, cabines de veículos, etc. Em vista disso, passou-se a estudar como estes ambientes interferem na realização das tarefas. O conforto no ambiente de trabalho está associado as seguintes variáveis: ruído, iluminação, temperatura, umidade, pureza e velocidade do ar, radiação, estado físico, tipo de vestimenta, entre outras. Cada umadelas representa uma parcela importante no bem-estar de trabalhadores e na qualidade dos serviços. Os principais fatores observados em relação ao ambiente de trabalho neste estudo foram: ruído, iluminação, conforto térmico e posturas de trabalho. Abaixo segue-se um descrição destas variáveis.
RUIDO
Uma conceituação de ruído é aquela que o considera como sendo um “som indesejável”. Ele é medidoem decibel (dB). A existência de ruídos elevados dentro do ambiente de trabalho acaba atrapalhando a realização das tarefas e, com o tempo, prejudicando a audição. O ouvido humano é capaz de perceber uma grande faixa de intensidade sonora, desde aquelas próximas de zero, até potências equivalentes a 130db.
Os ruídos acima de 90db, dificultam a comunicação verbal. Isso tudo faz aumentar a tensãopsicológica e o nível de atenção. Várias pesquisas mostram que os ruídos intensos tendem a prejudicar tarefas que exigem concentração mental, e outras tarefas que exigem atenção. Os ruídos que ficam acima de 90 dB geram quedas nos níveis de desempenho, aumenta o stress, a fadiga e tendem a gerar aborrecimentos.

ILUMINAÇÃO

A eficiência luminosa de uma fonte de luz depende da quantidade deradiação que ela emiti dentro da faixa visível, que geralmente está associada à energia gasta durante a emissão das ondas. Essa eficiência luminosa de uma fonte é expressa em número de unidades de luz emitida por uma unidade de energia gasta. A unidade de luz chama-se lúmem. A eficiência luminosa de uma lâmpada elétrica é expressa, então, em lumens por Watt (IIDA, 1998).
Dul e Weedmeerster (1998)observam que para tarefas normais é necessária uma intensidade que varia de 200 a 800 lux, onde, para tarefas não tão apuradas, 200 lux são suficientes. A variação de intensidade luminosa varia, portanto, de acordo com as tarefas e as pessoas que a irão realizar.
Iida (1998) cita os tipos de iluminações existentes:
− iluminação geral: obtida através da colocação de iluminarias em toda a área detrabalho;
− iluminação localizada: concentra maior iluminação sobre o local de realização da tarefa;
− iluminação combinada: a iluminação geral é combinada com focos de luz localizados sobre a tarefa com uma intensidade de 3 a 10 vezes superior ao ambiente geral.
A iluminação do ambiente de trabalho deve ser planejada nas primeiras etapas do desenvolvimento do projeto do prédio para quehaja um bom aproveitamento da luz natural. Um bom sistema de iluminação, com uso adequado de cores no ambiente de trabalho pode contribuir para a criação de uma harmonia no ambiente e diminuição da monotonia. Grandjean apud Alves et al. (2000) sugere que em casos onde as atividades exigem concentração mental ou trabalho rotineiro devem-se utilizar cores estimulantes em alguns pontos como nas janelas,colunas e portas. Um planejamento adequado do uso de cores no ambiente gera economia de 30% de energia e aumento da produtividade de 80 a 90%.

CONFORTO TÉRMICO

Algumas pesquisas comprovam que o conforto térmico está estritamente relacionado com o equilíbrio térmico do corpo humano, e que esse equilíbrio é influenciado por fatores ambientais e pessoais (Ruas apud Lula & Bueno, 2002)....
tracking img