Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Informações Adicionais:
Em Portugal, o jovem sonhador Diogo Álvares envolve-se em uma confusão com os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Álvares Cabral.Diogo acaba contratado por Dom Jayme, o cartógrafo do rei, para ilustrar o precioso documento, mas se torna um joguete nas mãos da sedutora Isabelle, francesa que frequentaa corte em busca de ouro, poder e boas relações. A sedutora cortesã rouba o mapa de Diogo, que é então punido com a deportação na caravela comandada por Vasco deAthayde. Esta naufraga, mas Diogo consegue chegar às costas brasileiras, e o que se anunciava como infortúnio, acaba sendo um estímulo para a história de amor entre oestrangeiro e a bela índia Paraguaçu. Muito depois, essa história seria conhecida como a lenda de um degredado português que foi também o primeiro rei do Brasil com o nome deCaramuru.
Fonte: SAS de Ensino
Caramuru - Poema Épico do Descobrimento da Bahia é composto de dez cantos e, de acordo com o gênero, divide-se em cinco partes:proposição, invocação, dedicação, narração e epílogo.

Nesta cena, Caramuru, com saudades da Europa, parte com Paraguaçu em um barco francês.  Segundo o Canto VI  da obra,quando a nau ganha o mar, várias índias interessadas em Álvares Correia lançam-se nas águas para acompanhá-lo, mas desistem e retornam à praia, e Moema, inconformada com asituação, opta em não viver mais, sendo assim a primeira a morrer por amor, uma característica romântica assinalando o período romântico que virá a seguir.  A partir dessetrecho, pode-se pensar à respeito da formação do povo brasileiro: a miscigenação.

Caramuru - A Invenção do Brasil, Comédia, Brasil, 2001, 88 min.,  Guel Arraes.
tracking img