Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ASSIS GURGACZ

IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO URBANO
REGIÃO OESTE CASCAVEL-PR
RIO BEZERRA

CASCAVEL
2012
FACULDADE ASSIS GURGACZ
BRUNA FAGUNDES
DENISE BASTIAN
GRACIELLI WILHELM
MATEUS GRANDO
ROVANI BARONI

IMPACTOS DO DESENVOLVIMENTO URBANO
REGIÃO OESTE CASCAVEL-PR
RIO BEZERRA

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota do 1º bimestre dadisciplina de Estudo do Habitat.
Prof. Renato Cassol de Oliveira.

CASCAVEL
2012
INTRODUÇÃO

O presente estudo refere-se a analise dos impactos da urbanização na região oeste da Cidade de Cascavel. O Plano Diretor do Município prevê o planejamento territorial, que é a definição coletiva da melhor forma de ocupar o espaço de uma cidade ou município. A instalação de algumas instituiçõesque ofertam os principais serviços nas áreas de saúde, lazer, poder judiciário entre outros, e que não foram previstas com antecedência pelos órgãos governamentais competentes no que se refere falta de infraestrutura para suportar a instalação das referidas empresas, tem afetado de maneira significativa a vida dos moradores, que num primeiro momento se mostram satisfeitos com os serviços recebidos,porem deve-se considerar que o processo tem gerado desconforto. Aspectos como poluição auditiva, a precariedade da malha asfáltica e a coleta do lixo tem desencadeado uma serie de agravantes, impactando de maneira preocupante o meio ambiente desta região e que conseqüentemente reflete na imagem da cidade como um todo.

DESENVOLVIMENTO
O presente estudo refere-se à análise dosimpactos da urbanização na região Oeste da cidade de Cascavel, delimitada pelos bairros, Santo Onofre, Santa Cruz, Alto Alegre, Parque Verde e Claudete. Esta região possui uma população aproximada de 40 mil habitantes, e oferta os principais serviços na área de saúde, lazer, judiciário, entre outros. A partir da identificação inicial dos impactos positivos e negativos exercidos pelas atividades daempresa sobre os trabalhadores e a comunidade, um plano de gestão de impactos sociais pode ser delineado, enfatizando ações para resolução de pontos críticos e das principais necessidades. O Plano Diretor do Município prevê o planejamento territorial, que é a definição coletiva da melhor forma de ocupar o espaço de uma cidade ou município, prevendo a localização das atividades e os usos presentes efuturos. Para fazer esta previsão, o planejamento territorial deve considerar aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Nessas regiões foram observadas irregularidades, tais como: falta de proteção nas laterais das vias que cruzam o rio Bezerra o que trás insegurança para os pedestres e motoristas, que trafegam pelas mesmas; necessidade de melhorias nas calçadas para que a populaçãopossa circular com segurança; falta de conscientização da população quanto ao manuseio indevido do lixo; o descuido de lotes baldios da região; invasão de fundo de vale;
Em determinadas áreas foram detectadas a falta de conscientização da população quanto ao manuseio indevido do lixo, como: garrafas plásticas, detritos e entulhos jogados as margens do rio, fazendo com que a água dachuva leve para dentro do rio parte desse lixo, que deveria ter um destino apropriado. Para isso as autoridades competentes deveriam desenvolver um programa de coleta de lixo nos leitos do rio. Programa este que poderia envolver as faculdades da região (UNIVEL e FAG) já que são os alunos destas que contribuem para com os estragos ao meio ambiente, jogando de forma irresponsável latinhas de cerveja,garrafas de bebidas, resíduos de cigarros e preservativos usados. Inserindo um programa como este nas faculdades seria, no mínimo, uma forma de conscientização para os acadêmicos. Outra solução seriam os agentes de saúde fazerem a limpeza do local com regularidade, envolvendo as populações moradoras próximas a estas áreas.
Não foi ressaltado no local esgoto sendo despejado...
tracking img