Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fluxos de comunicação nas empresas.

Fluxos de comunicação são os caminhos da comunicação para se tornar um processo eficaz.
Segundo Torquato (2004, p. 41-43), a melhorestratégia para a solução de ruídos é uma análise minuciosa dos fluxos comunicacionais, que estão divididos em, fluxo descendente, fluxo ascendente, fluxo lateral e fluxo diagonal.
O primeiroé o mais presente nas organizações e apresenta maiores entraves na execução do processo comunicacional. Ocorre “de cima para baixo”, por isso apresenta mensagens mais homogêneas, mas amensagem se dispersa por causa das hierarquias, e não atingem o “chão de fábrica”.
O segundo, que ocorre por meios de canais informais e com menor força e por ser “de baixo paracima”, não se relaciona a assuntos oficiais. É a popular “rádio peão”, é uma iniciativa dos funcionários e provoca rumores a respeito de alguma coisa. É visto pelas empresas como umruído, algo a ser combatido.
O terceiro, que é a comunicação entre os pares, entre níveis hierárquicos iguais. As mensagens são sistematizadas por meio de um código próprio, chamadojargão. Estudiosos dizem que o jargão é o principal ruído desse fluxo, pois podem ser escondidas mensagens perigosas ou danosas à organização dentro destes jargões.
Por fim o quarto, que éuma comunicação direta de um chefe para um subordinado de setores distintos. Pode se transformar em transtorno, pois dá a impressão de insubordinação à chefia imediata.
Conhecendoos tipos de fluxos devemos ter bom senso para escolher o canal para transmitirmos uma informação, é preciso também preparar os receptores para receber a informação, para que a captemcom êxito.
Os fluxos de comunicação são reforçados pela comunicação não verbal, assim, a linguagem do corpo pode colaborar para um resultado positivo em um momento de crise.
tracking img