Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LÍNGUA DE SINAIS É UNIVERSAL?
Sabemos que nas comunidades de línguas orais, cada país, tem suas próprias línguas. Com a língua de sinas não é diferente, embora seja possível apontar possíveisparentescos e semelhanças no nível estrutural das línguas humanas, alguns fatores favorecem a diversificação. Podemos dizer que o que é universal é o impulso dos indivíduos para a comunicação e, no casodos surdos, esse impulso é sinalizado.
A LÍNGUA DE SINAIS É ARTIFICIAL?
A língua de sinais dos surdos é natural, pois evoluiu como parte de um grupo cultural do povo surdo. Consideram-seartificiais as línguas construídas por um grupo de indivíduos com algum propósito específico.
A LÍNGUA DE SINAIS TEM GRAMÁTICA?
Sim. Foram apontados três parâmetros que constituem os sinais:configuração de mão, ponto de articulação e movimento. Ficou demonstrado que dois sinais com os mesmos outros três parâmetros iguais poderiam mudar de acordo com a orientação da mão.
As mãos não sãoo único veículo usado nas línguas de sinais para produzir informação lingüística. Os surdos fazem uso extensivo de marcadores não manuais, as expressões faciais são elementos gramaticais que compõema estrutura da língua.
A crença de que a língua de sinais dos surdos não tem gramática está ancorada na idéia de que estas não passavam de mímica.
A LÍNGUA DOS SURDOS É MÍMICA?
Errado.Dentro dessa pergunta esta implícita a idéia do preconceito, o qual atribui um status menor a língua de sinais. A própria definição de mímica perpetua a idéia de que os surdos não têm língua, e porconseqüência contribui para que acreditemos que eles não podem produzir fala inteligível.
É necessário que entendamos que o canal comunicativo diferente que o surdo usa para se comunicar não anula aexistência de uma língua tão natural, complexa e genuína como é a língua de sinais.
É POSSÍVEL EXPRESSAR CONCEITOS ABSTRATOS NA LÍNGUA DE SINAIS?
SIM. É preciso entender que sinais são diferentes de...
tracking img