Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O turismo ocorre à medida que manifestações, costumes e recursos naturais e culturais de uma localidade despertam o interesse das pessoas, levando-as a visitar e desfrutar daquilo que as atraiu. Atualmente percebe-se na sociedade uma busca acentuada pelo reencontro com a natureza. São visitantes atraídos por belezas naturais que transmitem a tranquilidade e o aconchego dasáreas rurais, qualidades quase inexistentes nos centros urbanos, como descreve Soifer (2005).

Concorda-se com o autor ao se observar na sociedade o atual destaque da bandeira verde da sustentabilidade. As preferências são por “ecoempresas”, “ecoprodutos”, “ecolugares”, condições encontradas no distrito de Serra Negra, município de Bezerros-PE, objeto deste estudo.

Esse tipo de buscacaracteriza o segmento do turismo com maior perspectiva de crescimento, o ecoturismo. Acima da média do mercado turístico internacional (crescimento de 7,5% ao ano), a prática de atividades ecoturísticas cresce aproximadamente 20% ao ano, segundo a OMT (2002). Dessa forma, destaca-se o ecoturismo como segmento promissor, notoriamente em países ricos em recursos naturais, a exemplo do Brasil.De acordo com informações apresentadas no Plano Aquarela,¹ o Brasil está entre os países com maior diversidade, abrigando entre 10% e 20% das espécies de todo o planeta, o equivalente a 22% da flora, 10% de anfíbios e mamíferos e 17% das aves do mundo. Com base nesses resultados, é possível entender o ecoturismo como uma vocação brasileira. Porém é importante ressaltar que, para se classificarcomo ecoturismo, a atividade deve atender a elementos fundamentais: “Respeito às comunidades locais, envolvimento econômico efetivo das comunidades locais, respeito às condições naturais e conservação do meio ambiente e interação educacional” (BRUNELLI, 2003).

Então, cabe o questionamento: como conciliar as visitações turísticas aos atrativos naturais com a conservação ambiental?

1 Em2004 foi iniciada pela Embratur a elaboração do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, cujos objetivos foram impulsionar o turismo internacional no Brasil, incrementando o número de turistas estrangeiros no país e a consequente ampliação da entrada de divisas.

A princípio, deve-se ter em mente que a prática ecoturística de viagens à natureza apresenta-se comoalternativa para minimizar os impactos ambientais e socioculturais negativos, de acordo com Wearing e Neil (2001). Outro ponto a considerar se refere à relação homem e natureza abordada por Boullón (2002) como sendo compatível devido ao homem ser produto natural, ou seja, o ser humano é parte integrante do habitat, adaptando-se ao meio natural. Portanto, é possível um equilíbrio desde que haja nasáreas naturais de destino um prévio planejamento envolvendo principalmente um estudo da capacidade de carga local.

Neste artigo é adotada a afirmativa de Boullón (2002) de que a paisagem natural não deve ser planejada pelo turismo, para não se pensar que o propósito de planejadores físicos e paisagísticos seria intervir no meio natural criando paisagens, pois não há intenção de modificar anatureza. Contudo, propõem-se metas paisagísticas, a fim de “conservar o meio natural de tal modo que as obras turísticas o afetem o mínimo possível” (p. 226).

Dessa maneira, conforme Ruschmann (2008), a avaliação dos atrativos estabelece as potencialidades e fragilidades, sendo alicerce importante na tomada de decisão para um destino e oferecendo subsídios que dimensionam projetosturísticos.

Aproveitando essa temática é que se originou a pesquisa, a partir de experiências pessoais da autora com o ecoturismo em trilhas ecológicas, por entender a contribuição prática da atividade ecoturística para a educação ambiental e a promoção da sustentabilidade pela educada interação do homem com o meio.

A escolha do local se justifica pela potencialidade com a prática do...
tracking img