Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FEATI – Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti




HÊNDI LUIZ PEREIRA
BRUNO CORRÊA BRAZ
PABLO SIQUEIRA STADLER
DIEGO CARNEIO GIMENES
ANDRÉ KONDO MACHADO
JOÃO ARANDA GARCIA NETO





TRABALHO DE REDES DE COMPUTADORES














Ibaiti
2010
HÊNDI LUIZ PEREIRA
BRUNO CORRÊA BRAZ
PABLO SIQUEIRA STADLER
DIEGO CARNEIO GIMENES
ANDRÉ KONDOMACHADO
JOÃO ARANDA GARCIA NETO










REDES










Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Sistemas de Informação, da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti como requisito parcial á obtenção de nota na Disciplina de Redes de Computadores sob orientação dao professor Elismar.








Ibaiti2010
Conheça melhor os equipamentos de Rede de Computadores

1. Introdução

Nesse material iremos falar brevemente a respeito dos equipamentos que compõe uma rede de computadores, como canos, houbs, switchs, roteadores e etc.

2. Cabos de rede

O cabo de rede é composto de 8 pares de fios de cobre separados por cores e é responsável por fazer a comunicação entreos computadores e os equipamentos da rede. Pode ser usado em distâncias de até 100 metros - apesar de que não é recomendado o uso de cabos com comprimento maior do que 90 metros. Esta distância existe por que o pulso elétrico que transporta as informações dentro do cabo sofre atenuação (perda) de sinal após os 100 metros e isso afeta a capacidade de comunicação da rede. Para poder usar o cabo derede em distâncias superiores a 90/100 metros empregam-se repetidores de sinal, que funcionam com ampliadores do sinal. Como pode ser visto na figura abaixo (1):

[pic][pic]




Hubs ou switches podem funcionar como repetidores de sinal. (veremos mais
sobre eles a seguir)






3. Placas de Rede

Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC) é umdispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede, hoje em dia tambem ja há placas de rede wireless. ... A placa de rede é o hardware que permite aos micros conversarem entre si através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede. Cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede; você jamais poderá usaruma placa de rede Token Ring em uma rede Ethernet, pois ela simplesmente não conseguirá comunicar-se com as demais. Além da arquitetura usada, as placas de rede à venda no mercado diferenciam-se também pela taxa de transmissão, cabos de rede suportados e barramento utilizado (On-Board, PCI, ISA ou Externa via USB). As placas de rede para Notebooks podem ser on-board ou por uma placa PCMCIA.Quanto à taxa de transmissão, temos placas Ethernet de 10 Mbps / 100 Mbps / 1000 Mbps e placas Token Ring de 4 Mbps e 16 Mbps. Devemos utilizar cabos adequados à velocidade da placa de rede. Usando placas Ethernet de 10 Mbps por exemplo, devemos utilizar cabos de par trançado de categoria 3 ou 5, ou então cabos coaxiais. Usando uma placas de 100 mbps o requisito mínimo a nível de cabeamento são cabosde par trançado blindados nível 5. No caso de redes Token Ring, os requisitos são cabos de par trançado categoria 2 (recomendável o uso de cabos categoria 3) para placas de rede de 4 Mbps, e cabos de par trançado blindado categoria 4 para placas de 16 mbps. Devido às exigência de uma topologia em estrela das redes Token Ring, nenhuma placa de rede Token Ring suporta o uso de cabos coaxiais. Cabosdiferentes exigem encaixes diferentes na placa de rede. O mais comum em placas Ethernet, é a existência de dois encaixes, uma para cabos de par trançado e outro para cabos coaxiais. Muitas placas mais antigas, também trazem encaixes para cabos coaxiais do tipo grosso (10Base5), conector com um encaixe bastante parecido com o conector para joysticks da placa de som.E também existem vários tipos...
tracking img