Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica: “TI já não importa mais” de Nicholas G. Carr
O texto enfatiza que as empresas devem evitar investimentos maciços em Tecnologia da Informação (TI), uma vez que a TI está em declínio e acarretará grandes prejuízos para as empresas. Concordo em partes, isto é, qualquer tipo de gasto, por uma empresa, em TI ou não, deve ser bem avaliado a fim de que não se desperdice recursos emvão, o que não quer dizer que não se invista em TI, mas que a sua utilização deva ser bem planejada e avaliada e não só usá-la por estar no ofurô da descoberta....
Não concordo, também, na afirmação de que TI está em declínio, ou próximo, uma vez que TI não está ligada somente a um ramo, por exemplo um Banco de Dados, mais está em sintonia com todo tipo de informação que possa ser processadadigitalmente. Isto mostra que dificilmente a TI ficará obsoleta, ao contrário, estará sempre evoluindo a medida que as informações forem surgindo. Naturalmente esse processo de evolução irá baratear os custos e onerar menos quem esperou pela sua solidificação, mas quem “gastou mais” no inicio dela terá mais conhecimento e tradição na sua utilização e naturalmente terá mais prestigio perante seusclientes. Para um grande empreendimento é mais interessante uma tecnologia solidificada em uma determinada empresa ou o preço baixo de quem acabou de utilizar aquela mesma tecnologia?!

É notável que no futuro as TI's estarão com um custo bem baixo e acessível a “todos” mas isso não quer dizer que não se invista nelas. De fato a evolução proposta pelo autor se confirmará, ou melhor, pensando emtecnologia generalizadamente (a invenção da escrita, roda, …, avião) uma determinada tecnologia terá seu período de expansão e depois seu uso se tornará tão comum quanto o ato de respirar, e esse “respirar” não está próximo para TI, o que temos são sinais de cautela em relação ao mercado, não pelo declínio da tecnologia mas por um melhor planejamento e uso dos recursos.

E agora, devo ou não investir emTecnologia da Informação? O sim ou o não deve ser respondido após uma avaliação meticulosa do que sua empresa realmente necessita para então pensar ou não em INVESTIR em TI.

Não existe segredos para um empreendimento “dar certo”, mas a aplicação de tecnologias em seu negocio aumentará consideravelmente suas chances de sucesso.

*Quem emite uma opinião está sujeito aos desvaneios de umpensamento


TI não importa Dagoberto Hajjar* Em Maio de 2003, Nicholas Carr publicou um artigo polêmico na revista Harvard Business Review. Sob o título de “IT Doesn’t Matter” (“TI Não Importa”), o artigo foi duramente criticado pelos gigantes da indústria de TI. Hoje a teoria de Nicholas Carr é utilizada para o mapeamento das principais tendências de TI para os próximos anos, incluindo aexplicação do sucesso que será o “Software As A Service” (SaaS). A teoria diz que, à medida que o tempo passa, todos os produtos tendem a virar serviços. Vamos falar sobre dois exemplos. O primeiro aconteceu no início do século 20. As indústrias que necessitassem de energia elétrica tinham que comprar seus próprios geradores. O tempo passou e surgiu a oferta de um serviço público chamado energia elétrica. Asindústrias venderam seus geradores e passaram a adquirir o serviço. Entre 1980 e 1985 os bancos tiveram que fazer a interligação eletrônica de suas agências e para isto tiveram que construir verdadeiras centrais de telecomunicações – maiores até mesmo do que a Telesp. O tempo passou e surgiu a oferta de um serviço público/privado de telecomunicações. Os bancos venderam suas infra-estruturas epassaram a se utilizar deste serviço. É dentro deste contexto que SaaS será uma importante tendência para os próximos anos. SaaS é uma bela evolução tecnológica tirando a complexidade da instalação e manutenção do produto. SaaS é, também, uma excelente forma de negociação com grandes vantagens financeiras para o cliente permitindo que a compra esteja ajustada ao fluxo de caixa e que seja...
tracking img