Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5. Estruturas Condicionais
As estruturas condicionais são utilizadas quando há uma condição que desvia o fluxo do programa para diferentes partes, dependendo do fato de a condição ser verdadeira ou falsa. Na condição das estruturas condicionais, utilizam-se os operadores relacionais (<, >, =, >=, <=, <>) para as comparações. As estruturas condicionais dividem-se em estrutura SE e estruturaESCOLLHA/CASO. 5.1 Estrutura Condicional ESCOLHA/CASO Esta estrutura é utilizada quando tivermos uma situação de igualdade para uma mesma variável. Ex (Caso op = 1, Caso op = 2, Caso op = 3) Exemplo: Programa Escolha_Opcao; Var op: Inteiro; Início Escreva(“Escolha uma opção do menu: 1(incluir), 2(alterar) ou 3(excluir)”); Leia (op); Escolha (op) Caso (1): Escreva (“Você escolheu a opção de inclusão”);Caso (2): Escreva (“Você escolheu a opção de alteração”); Caso (3): Escreva (“Você escolheu a opção de exclusão”); Senão Escreva (“Opção inválida!”); Fim Escolha; Fim.

22

Diagrama de Blocos

23

5.2 Estrutura Condicional SE A estrutura condicional SE é a estrutura mais flexível, podendo acontecer de várias formas, dependendo do fato de a condição ser satisfeita ou não e do fato de cada desviodo fluxo poder ou não ter outros comandos antes da finalização da estrutura. Na condição da estrutura SE podemos utilizar todos os operadores relacionais para as comparações. Entre as condições podem ainda ser utilizados os operadores lógicos (E, OU, NÃO). Para o diagrama de bloco o símbolo de decisão será:

5.2.1 Estrutura Condicional: Desvio Condicional Simples A estrutura condicional simples tempor finalidade tomar decisões, diante de uma afirmação verdadeira. Sendo a condição Verdadeira, serão executadas todas as instruções que estejam entre se e fim se. Sendo a condição Falsa, serão executadas as instruções que estejam após o comando fim se. Português Estruturado (A estrutura SE está em negrito) Exemplo: Programa Numero_Maior; Var num1, num2: Inteiro; Início Escreva (“Escolha umnúmero:”); Leia (num1); Escreva (“Escolha um outro número:”); Leia (num2); Se ( num1 > num2) então Fim Se; Escreva (“O programa foi finalizado!”); Fim. { Entre parênteses está a condição} { Instruções } Escreva (“O primeiro número é maior!”);

24

Diagrama de Blocos

Início

Escreva (“Escolha um número:”)

Leia (num1)

Escreva (“Escolha um segundo número:”)

Leia (num2)

num1 > num2

sim

não

Escreva(“ O primeiro número é maior.”)

Escreva (“ O programa foi finalizado.”)

Fim

25

Exercícios Propostos: 1) Numa eleição, existem três candidatos, crie o diagrama de blocos e o código em português estruturado que exiba ao final do voto de um eleitor, o nome e o código do candidato escolhido. 2) Crie o diagrama de blocos e o código em português estruturado de um programa que receba dois valores eum operador ( + , - , / , * ), dependendo do operador escolhido, o resultado exibido será o cálculo de uma (soma, subtração, divisão ou multiplicação). 3) Construa o diagrama de blocos e o código em português estruturado de um programa que receba um valor, e se ele for par será exibida uma mensagem. 4) Construa o diagrama de blocos e o código em português estruturado de um programa que receba doisvalores, se a média for maior ou igual 7 será exibida uma mensagem de “Aprovado”.

26

5.2.2 Estrutura Condicional: Desvio Condicional Composto A estrutura condicional composta tem por finalidade tomar decisões, diante de uma afirmação verdadeira ou quando ela for falsa. Sendo a condição Verdadeira, serão executadas todas as instruções que estejam entre se e senão. Sendo a condição Falsa, serãoexecutadas as instruções que estejam entre senão e fim se, após a execução das instruções, será executado o comando depois de fim se. Português Estruturado (A estrutura SE está em negrito) Exemplo: Programa Numero_Maior; Var num1, num2: Inteiro; Início Escreva (“Escolha um número:”); Leia (num1); Escreva (“Escolha um outro número:”); Leia (num2); Se ( num1 > num2) então senão Escreva (“O...
tracking img