Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Atualmente, muito se fala sobre custos logísticos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, bem como gestão de estoques – a razão de ser da empresa.
Muitas empresas buscam manterestoques mínimos para tentarem obter vantagem competitiva no mercado. Com os baixos valores agregados aos estoques, elas conseguem ter a oportunidade de investir o capital ao invés de deixá-lo ocioso emforma de estoques. Mas, será que essa é a melhor solução? Outros pontos devem ser analisados, como por exemplo, a variação da demanda. Se a empresa não possui o estoque para atendimento imediato ao seucliente, ela gera a oportunidade para que o mesmo busque seus concorrentes, correndo riscos de perdê-los. Ou então, se ela não cumpre os prazos, seja por falta de matéria-prima devido à um atraso dofornecedor, a empresa terá sua imagem denegrida junto ao mercado e, para conseguir restabelecê-la acarretará em grandes custos. Daí a necessidade de se estudar uma melhor forma para manter um estoquede segurança.
Estes dois pontos devem ser ponderados (manter ou não manter estoques). Neste trabalho descreverei brevemente a idéia que Assaf (2007, Cap 7) quis transmitir em seu livro, contribuindopara o enriquecimento do aprendizado acadêmico.



A administração de estoques constitui um componente importante da administração de capital de giro, principalmente quando a empresa utilizagrandes quantidades de materiais e/ou quando precisa manter um alto volume de estoques.
A administração de estoques está intimamente ligada à gestão das contas a pagar e à preservação do fluxo decaixa, que dependem fundamentalmente da política e prática de compras da empresa.
A despesa com suprimentos é um fator significativo, que pode resultar em custos desnecessários quando a política decompras e armazenamento de materiais for inadequada, observando-se que para muitas empresas ainda existe outra agravante que é a "perecibilidade" e o prazo de validade de muitos materiais Fica patente...
tracking img