Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Administrar uma empresa no século XX significava ser capaz de produzir as mesmas mercadorias que todos produziam, mas a um custo menor no século XX.
Com a Revolução Industrial e outros marcos importantes como as teorias de Taylor e Fayol.
O nascimento da Teoria Geral da Administração e a influência de alguns escritores, como Adam Smith, que fez um livro de “receitas" ensinando ospatrões como agir em relação aos empregados e assegurando que o governo não deveria intervir na regularização dos trabalhos. No desenvolvimento do socialismo, imperialismo até chegar ao capitalismo.


1) Surgimento da administração
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A Administração trata do planejamento,da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização.
Administrar uma empresa no século XX significava ser capaz de produzir as mesmas mercadorias que todos produziam,mas a um custo menor no século XX isso mudou para o que agora chamamos de "estratégia".
O ser humano conseguiu resultados emsuas ações quando aprendeu a trabalhar em equipe juntando conhecimento,experiências e forças,assim a administração teve resultados em sociedade atingindo a organização,então surgiu a administração,pois o que os projetos dependiam de pessoas qualificadas e organizadas.
2)Desenvolvimento da administração
A administração só funciona bem com quando ligada a arte,técnica e ciência,então tem a junção deelegância,beleza,estilo,competência,intuição,sensibilidade,técnicas concretas e conceituais e ciência porque se fundamenta em teorias,idéias,conceitos e abstrações.Com essa junção a administração tem resultados e sempre tem que ter.Isso se dá uma boa administração pela formação de habilidades humanas.
Habilidade Humana: Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar,compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
Habilidades Técnicas: Consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas especificas, através de sua instrução, experiência e educação.
Habilidades Conceituais: Consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização global e o ajustamento docomportamento da pessoa dentro da organização. Esta habilidade permite que as pessoas se comportem de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades do seu grupo imediato.
As organizações alcançaram seus aspectos atuais apenas a partir da Revolução Industrial que ocorreu na segunda metade do século XVIII e se estendeu ao século seguinte,somentedepois do século XX a administração começou a receber atenção e estudos mais profundos.E foi que mais marcou e provocou influência no mundo todo neste século.
3)Surgimento da TGA(Teoria Geral da Administração)
Com o grande crescimento e complexidade das organizações surgiua necessidade de administrá-las adequadamente, então surgiu a administração a Teoria Geral da Administração(TGA) no século passado.E em certos aspectos a decorrência da Teoria das organizações(TO),o jeito de pôr em operação conceitos e ideologias a respeito das organizações.A TGA realça e enfatiza várias ênfases e sabe fazer,como:
Ênfase nas tarefas;
Ênfase na estrutura organizacional;
Ênfasenas pessoas;
Ênfase na tecnologia;
Ênfase no ambiente;
Ênfase nas competências;
Ênfase na competitividade.
A TGA começou com ênfase nas tarefas, com administração cientifica de Taylor,a seguir a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber,seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.A reação humanística...
tracking img