Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A palavra trabalho vem do latim, tripalium, um objeto composto por três estacas, usado pelos romanos para torturar seus escravos. Daí subentende-se o trabalho como uma jornada árdua e cansativa.
Atualmente a palavra trabalho envolve, em sua essência, qualquer movimento mecânico, seja como força física ou seja como meio de produzir, vender e lucrar.
Desde os primórdios, observa-sea presença e evolução do trabalho, que vão desde as primitivas formas de sobrevivência, em que os homens caçavam e pescavam e as mulheres cuidavam da casa e dos filhos, até a idade Média, em que, nos feudos os vassalos “trabalhavam” para seus suseranos. Com o advento da Revolução Industrial e a implantação do Capitalismo, o termo trabalho adquire novos conceitos, que ultrapassam a servidão e odividem, tornando-o fator econômico.

Divisões do Trabalho

Desde a Idade da Pedra existe a divisão das tarefas, dando-se neste período de acordo com o sexo: o homem tratava de procurar alimentos e proteger a família, enquanto a mulher cuidava dos filhos e da casa.
Passando pela Idade Antiga, em que o trabalho é escravo e o trabalhador é propriedade e pela Idade Média , em que o trabalhoé servil, é iniciada na década de 1780, a Revolução Industrial consolida o Capitalismo, mudando bruscamente toda a estrutura da sociedade, expropriando os produtores diretos das técnicas de produção e do “saber-técnico”, marcando assim a divisão do trabalho.

“O sistema capitalista pressupõe a dissociação entre os trabalhadores e propriedade dos meios pelos quais realizam o trabalho. Quando aprodução capitalista se torna independente essa dissociação se reproduz em escala cada vez maior. O processo que cria o sistema capitalista consiste apenas no processo que retira do trabalhador a propriedade de seus meios de trabalho, uma processo que transforma em capital s meios sociais de subsistência e os de produção e converter em assalariados os produtores diretos.A chamada acumulaçãoprimitiva é apenas o processo histórico que dissocia o trabalhador dos meios de produção,pois constitui a pré-história do capital E do modo de produção capitalista.” (MARX, , 1975, p. 830.)

O termo “divisão social do trabalho” foi difundido por Karl Marx e refere-se basicamente à especificidade das tarefas (Fordismo), o que criou uma nova hierarquia e trouxe mais eficiência nas produções, sendo queo trabalho passa a ser supervisionado (Taylorismo) e com jornadas fixas e longas.

“A produção da vida material e o aumento da população geram relação entre os homens e divisão do trabalho. Os vários estágios da divisão do trabalho correspondem às formas de propriedade da matéria, dos instrumentos e dos produtos do trabalho verificados em cada sociedade, nos diversos momentos históricos” (MARX,1975, p. 830.)

Este processo de produção automatizado e repetitivo gerava uma alienação na relação produto-trabalhador que também pode ser notada nos dias atuais. E apesar de ter trazido inovações e lucros, as novas formas de gerenciar o trabalho não consideravam tanto as opiniões do trabalhador no processo produtivo, o que gerava revolta e greves, que difere dos novos modelos de trabalho,que trazem inovações técnicas e ergonômicas que aproximam o trabalhador do produto, fazendo com que a produção melhore.

1.2 Trabalho: Essência do Homem

O trabalho pensado por Marx é a relação do homem com a natureza: da natureza o homem tira seu sustento, tanto no sentido de obtenção de alimentos para si, quanto no sentido de extrair ou moldá-la para comercializar sua matéria.Assim, além de garantir a subsistência, o trabalho é uma relação subjetiva: o homem se tornará comerciante coagido ou não, pois o produto de seu trabalho será consumido por outra pessoa.

Duma perspectiva materialista, o homem não pode ser nada além, ou aquém, daquilo que ele faz: o homem é o que faz, é suas ações. E no âmbito daquilo que ele faz, o homem é, mais propriamente, aquilo que ele faz...
tracking img