Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
É comum encontrarmos a definição de que a pré-história é um período anterior ao aparecimento da escrita. Destacamos, porém que se tratou de uma fase muito importante, pois o ser humanofoi desenvolvendo, aos, poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventou objetos e soluções a partir das necessidades.
Admite-se que, nas sociedades primitivas, formadas pelosremotos antepassados do homem contemporâneo, o processo educativo seria muito semelhante ao que os antropólogos de campo puderam estudar nas sociedades isoladas do mundo contemporâneo. A educaçãoconsistia, muito provavelmente, num processo sem solução de continuidade que, iniciado no interior do núcleo familiar, prosseguia nas atividades desempenhadas pelo grupo social, conforme as potencialidadesfísicas e intelectuais da criança fossem se desenvolvendo. Os sucessivos grupos educadores - o grupo de crianças, que compartilham e opõem suas experiências individuais; o grupo de adultos formadopara realizar um trabalho coletivo (caça, agricultura, coleta de frutos silvestres ou cultivados, construção de canoas) - se encarregariam de transmitir ao indivíduo o saber necessário à sobrevivência.Desde pequena, a criança participaria da atividade coletiva, primeiro executando pequenas tarefas elementares de ajuda e logo aprendendo, progressivamente, os trabalhos mais complicados. Apenas o campodo sagrado, dos ritos e das crenças, juntamente com o das manifestações artísticas, exigiriam, ocasionalmente, uma especialização educativa, ou um trabalho exclusivo e qualitativamente distinto detodos os demais.
Com a evolução da sociedade, têm-se as divisões de funções e tarefabem estabelecidas, mulheres ficam em casa, dependem dos homens.Neste momento surgem os segmentos sociais, comhierarquia de riqueza e pobreza, governantes, sacerdotes, mercadores, produtores e escravos. Isto tudo proporciona uma revolução na educação, que deixa de ser igualitária e difusa e passa a ser restrita a...
tracking img