Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema). No entanto, esse modo de produção só se consolidou como uma filosofia orgânica na década de 70. O toyotismo possuía princípios que funcionavam muito bem nocenário japonês,que era muito diferente do americano e do europeu.
O toyotismo tinha como elemento principal a flexibilização da produção. Ao contrário do modelo fordista, que produzia muito e estocava essa produção, no toyotismo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. Essa flexibilização tinha como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado,no chamado Just in Time. Dessa forma, ao trabalhar com pequenos lotes, pretende-se que a qualidade dos produtos seja a máxima possível. Essa é outra característica do modelo japonês: a Qualidade Total.
As relações de trabalho também foram modificadas, pois agora o trabalhador deveria ser mais qualificado, participativo e polivalente, ou seja, deveria estar apto a trabalhar em mais de umafunção.
Esse modelo era ideal para o cenário japonês, pois tinha um pequeno mercado consumidor, bem diferente dos mercados a Europa e EUA.
Os desperdícios detectados nas fábricas montadoras foram classificados em sete tipos: produção antes do tempo necessário, produção maior do que o necessário, movimento humano (por isso o trabalho passou a ser feito em grupos), espera, transporte, estoque eoperações desnecessárias no processo de manufatura.
Principais características do Toyotismo:
 Mão-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa. Os trabalhadores passaram a trabalhar em grupos, orientados por uma líder. O objetivo é deganhar tempo, ou eliminar os “tempos mortos”.
 Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado.
 Automatização, utilizando máquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias máquinas ao mesmo tempo, diminuindo os gastoscom pessoal.
 Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo. Todos os trabalhadores, em todas as etapas da produção são responsáveis pela qualidade do produto e a mercadoria só é liberada para o mercado após uma inspeção minuciosa de qualidade. A ideia de qualidade total também atinge diretamente os trabalhadores, que devem ser“qualificados” para serem contratados. Dessa lógica nasceram os certificados de qualidade, ou ISO.
 Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.
 Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidadenecessária, ou seja, produzir os bens somente após a venda.
 Kanban (etiqueta ou cartão) – método para programar a produção, de modo que o just em time se efetive.
 Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.
Na década de 70, em meio a uma crise de capital, o modelo Toyotista espalhou-se pelo mundo. Até hoje é aplicado em muitas empresas.
A crise do petróleofez com que as organizações que aderiram ao toyotismo tivessem vantagem significativa, pois esse modelo consumia menos energia e matéria-prima, ao contrário do modelo fordista. Assim, através desse modelo de produção, as empresas toyotistas conquistaram grande espaço no cenário mundial.
Antigamente:







Atualmente:









Administração Científica - 1911
FREDERICK...
tracking img