Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIRÂMIDES DE GIZÉ

Introdução

Comentaremos aqui sobre as três pirâmides de Gizé que foram construídas no Egito Antigo há, aproximadamente, 4500 anos. Serviram de tumbas para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos. Localizam-se na cidade de Gizé, próxima ao Cairo (capital do Egito). A maior das pirâmides é a do faraó Quéops com 147 metros de altura. Ela é conhecida como a "Grande Pirâmide".Foram construídas com blocos de pedra calcária. Acredita-se que mais de 100.000 homens, na maioria escravos, foram utilizados para a construção da pirâmide de Quéops. Levou, aproximadamente, 30 anos para ser finalizada. Foram usados vários conhecimentos matemáticos para a construção das pirâmides. No interior das pirâmides, dentro de uma sala especial, eram colocados o sarcófago dos faraós, comsuas riquezas. Para evitar o saque, o que não foi possível durante a história, era instalado várias armadilhas. Das sete maravilhas do mundo antigo, as Pirâmides de Gizé são as únicas que permanecem em pé até hoje. É considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. É um dos pontos de turismo culturais mais visitados do mundo.

As pirâmides de Gizé

A maioria das teorias sobre a construção daspirâmides de Gizé é baseada na ideia de que as pirâmides foram construídas movendo enormes pedras de uma pedreira e arrastando e levantando-as até o lugar da construção. O centro de divergências está no método pelo qual as pedras foram transportadas e colocadas e como tal método tornou isso possível. Uma recente teoria, embora impopular, propõe que os blocos de construção foram fabricados no localatravés de uma espécie de "concreto de calcário“ Na construção das pirâmides, os arquitetos poderiam ter desenvolvido suas técnicas ao longo do tempo. Eles selecionaram um local em uma área de rocha relativamente plana, não de areia, que forneceu uma base estável. Depois de cuidadosamente examinar o local e estabelecer o primeiro nível de pedras, eles construíram as pirâmides nos níveis horizontais,um em cima do outro. Para a Grande Pirâmide de Gizé, a maior parte da pedra do interior parece ter sido extraída imediatamente ao sul do local da construção. O exterior suave da pirâmide foi feito de uma grade fina de calcário branco, que foi extraído do Nilo. Estes blocos exteriores tiveram que ser cuidadosamente cortados, transportados por via fluvial de barcaças para Gizé e arrastados em rampasde acesso para o local de construção. Apenas uns poucos blocos do exterior permanecem no local na parte inferior da Grande Pirâmide. Durante a Idade Média (século V ao século XV) as pessoas podem ter levado os restos da Grande Pirâmide para construções na cidade medieval do CairoPara garantir que a pirâmide ficasse simétrica, todas as pedras de revestimento exterior tinham que ser iguais emaltura e largura. Trabalhadores poderiam ter marcado todos os blocos para indicar o ângulo da parede da pirâmide e aparado as superfícies cuidadosamente para que os blocos se encaixassem. Durante a construção a superfície externa da pedra de calcário era lisa; o excesso de pedras erodiu como o passar do tempo. Estima-se que foram necessários 30 000 trabalhadores ao longo de mais de 50 anos paraconstruir a Grande Pirâmide. Foi usado mais de 2 000 000 de blocos de pedra, cada qual pesando em média duas toneladas e meia. Existem muitas idéias diferentes sobre o modo de construção daquela pirâmide. Muito provavelmente os pesados blocos eram colocados sobre trenós de madeira e arrastados sobre uma longa rampa. Enquanto a pirâmide ficava mais alta, a rampa ficava mais longa, para manter o nível deinclinação igual. Mas outra teoria é a de que uma rampa envolvia a pirâmide, como uma escada em espiral.

Características das pirâmides de Gizé

As pirâmides de Gizé são um dos monumentos mais famosos do mundo. Como todas as pirâmides, cada uma faz parte de um importante complexo que compreende um templo, uma rampa, um templo funerário e as pirâmides menores das rainhas, todo...
tracking img