Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
 substantivo masculino
1 esforço incomum; luta, lida, faina
Ex.: foi um t. convencê-lo a voltar para casa
2 conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim
Ex.: t. manual, intelectual, mecânico
3 atividade profissional regular, remunerada ou assalariada
Ex.: <t. de tempo integral> <t. de meio expediente>
4exercício efetivo dessa atividade
Ex.: o t. de um jornalista, de um comerciário, de um metalúrgico
5 local onde é exercida tal atividade
Ex.: <mora perto do t.> <chegou atrasado ao t.>
6 cuidado ou esmero empregado na feitura de uma obra
Ex.: deu-lhe muito t. aprimorar o romance
7 qualquer obra realizada (manual, artística, intelectual etc.); empreendimento, realização
Ex.: <aponte era um belo t. de engenharia> <publicou um t. sobre lingüística>
8 qualidade de execução, feitura, lavor
Ex.: <o alfinete que usava era um delicado t. de ourivesaria> <t. de renda mal-acabado>
9 ação ou modo de executar uma tarefa, de manejar um instrumento
Ex.: <t. de madeira, de cerâmica> <t. de cinzel, de pincel>
10 tarefa a cumprir; serviço
Ex.:pediu à faxineira que terminasse o t.
11 conjunto de exercícios que se destinam ao treinamento, desenvolvimento e aprimoramento físico, artístico, intelectual etc. (tb. us. no pl.)
Ex.: <t. em barra fixa> <o t. do goleiro durante a semana foi exaustivo> <o professor pediu ao aluno os t. de casa>

(dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa 2.0a)

Trabalho
Trabalho,mais do que sobrevivência, é uma das mais expressivas manifestações do ser humano. É algo semelhante à arte, onde o homem transforma e é transformado. Desde os primeiros anos de vida, aprende que fazer algo com um objetivo definido conquista espaço, respeito, consideração e auto-estima. Descobre a satisfação de desenvolver uma habilidade e externá-la num produto ao qual se percebe conectado.
 Otrabalho, diferente da simples atividade, deve preencher um porquê, uma finalidade e um valor. A razão pela qual executamos algo está vinculada a quem somos e como estamos no mundo. Reflete nossa auto-imagem, e nos agrega ou retira a possibilidade de realização pessoal, de acordo com a utilização das potencialidades e competências individuais.

A visão filosófica sobre o trabalho
Pelo trabalho,o homem transforma a natureza. Essa atividade se distingue da ação animal porque é dirigida por um projeto (antecipação da ação pelo pensamento) e, portanto, é deliberada, intencional. Pelo trabalho, é estabelecida uma relação dialética entre a teoria e a prática: o projeto orienta a ação e esta altera o projeto, que de novo altera a ação, fazendo com que haja evolução dos processos empregados; oque gera um processo histórico. Além disso, para que esse distanciamento da ação seja possível, é preciso que o homem tenha a linguagem, pela qual representa o mundo (torna presente no pensamento o que está ausente) e comunica-se com o outro. O trabalho se realiza, então, e sobretudo, como atividade coletiva.
. “Todo trabalho trabalha para fazer um homem ao mesmo tempo que uma coisa”, disseMounier. Isto significa que pelo trabalho o homem se auto-produz, desenvolve as suas habilidades, a imaginação; aprende a conhecer as forças da natureza e a desafiá-las; aprende a conhecer suas próprias forças e limitações; relaciona-se com os companheiros e vive os afetos de toda relação; impõe-se uma disciplina. O homem não é sempre o mesmo, pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo ede si mesmo

Visão histórica do trabalho
Num conceito histórico a palavra trabalho vem do latim tripalium, que significa, aparelho de tortura formada por três paus. Pessoas condenadas e animais difíceis de ferrar eram nele colocadas. Daí a associação do trabalho à tortura, ao sofrimento, ou mesmo a pena. Na Grécia Antiga já ocorria à divisão social do trabalho, baseada nas idéias de Platão...
tracking img