Trabalho e familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

MULHER: DIVISÃO DOMÉSTICA DO TRABALHO
O TRABALHO E A FAMÍLIA

PROFESSORA MIRIAN MORALES
Sociologia Política

Joinville - SC
2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO3
2. TRABALHO DOMÉSTICO4
2.1 Tecnologia a favor do lar4
2.2 Divisão doméstica do trabalho.5
3. TRABALHO E FAMÍLIA7
3.1 Mães que trabalham fora.7CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS10

INTRODUÇÃO

O trabalho doméstico, historicamente desvalorizado por ser “invisível”, mal pago e de responsabilidade total da mulher passou a mudar no século XIX com a consolidação do sistema capitalista que proporcionou inúmeras mudanças e as mulheres passaram a buscar uma colocação no mercado de trabalho.
Ainda assim a mulher é a principal responsável pela manutenção dolar. A tecnologia vem ajudando muito. Aparelhos eletrodomésticos facilitam suas atividades domésticas.
Com as mudanças os homens e mulheres buscam conciliar casa e trabalho dividindo tarefas domésticas, mesmo que ainda seja desigual.
Conciliar a vida pessoal e familiar com o trabalho é e sempre foi um desafio, ainda mais com o excesso de trabalho que faz com que muitas mulheres tenham que seesforçar ainda mais para educar os filhos e as rotinas domésticas.

2. TRABALHO DOMÉSTICO

O trabalho doméstico é uma série de tarefas pertinentes à reprodução da vida: cozinhar, limpar, lavar, etc. O trabalho doméstico é o que se realiza na família para satisfazer as necessidades de todos os integrantes.
De acordo com Giddens “O trabalho doméstico em sua forma atual, nasceu da separação entre olar e o local de trabalho. Com a industrialização, a casa tornou-se um local de consumo, e não de produção de mercadorias. O trabalho doméstico tornou-se invisível assim que o trabalho de verdade passou a ser aquele que garante um pagamento direto”.
O capitalismo fez com que todos os produtos e serviços que uma família necessita para manter-se se realizassem em escala industrial, que pudessem serobtidos com dinheiro. O lar deixou de ser a unidade básica de produção e foi substituído pela fábrica.
Conforme Mauro “Todo o trabalho era uma atividade social, pois os homens produziam em conjunto para sua própria subsistência e era repartido entre todos. Com o capitalismo, dá-se a divisão dessas esferas e passa a ser considerada como possuidora de valor apenas aquela atividade capaz de produzirbens”.
O homem ficou responsável por sustentar a família de forma financeira enquanto a mulher ficava com toda a responsabilidade do lar e dos filhos.
As condições do serviço não são das melhores, não tem horário fixo, nem salário e muito menos férias. Gasta-se um tempo enorme em função de filhos e afazeres domésticos não somente durante a semana.

2.1 A Tecnologia a favor da família

Paraas donas de casa muitos aparelhos eletrodomésticos foram as maiores invenções já feitas, e o mercado cresce a cada ano trazendo muitas inovações para facilitar a vida das mulheres que procuram cada vez mais praticidade.
Os novos eletrodomésticos facilitaram alguns trabalhos mais pesados, porém sempre existem novas atividades que são incorporadas diariamente.
Para Giddens “Apesar desses avanços,o volume médio de tempo que as mulheres gastam no trabalho doméstico não apresentou uma diminuição visível, mesmo após a introdução de equipamentos que poupem o trabalho como os aspiradores de pó e as máquinas de lavar roupas”.
A tecnologia vem ajudando muito. Aparelhos eletrodomésticos facilitam atividades domésticas, enquanto fazem comida, lavam, escolhem tecidos que não amarrotam, assistemtelevisão, põem a mesa para o jantar, têm tempo de tomar um banho, e dão atenção as crianças.

2.2 Divisão doméstica do trabalho

Com o passar do tempo o modelo de homem provedor tornou-se exceção e as mulheres buscam cada vez mais uma colocação no mercado de trabalho.
Os afazeres domésticos são cansativos e não são reconhecidos, pois é uma forma de trabalho não remunerada e a devoção em...
tracking img