Trabalho a quente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalhos a Quente
Tipo do Documento: SubTipo: Nº: Áreas/Setores de Aplicação : Status: Data do Status: PREVENÇÃO DE PERDAS Procedimento Corporativo LPT-001-0 TODAS Homologado 22/11/2002

1. OBJETIVO E RESPONSABILIDADE 1.1. Esta norma fornece orientação e procedimentos relativos a operações de Trabalho a Quente para ajudar a prevenir incêndios e reagir rapidamente na eventualidade daocorrência de algum. 1.2. A gerência de cada unidade, responsável pelas operações de manutenção, construção e montagens e outros que exijam trabalhos a quente, tem que assegurar que este procedimento seja seguido.

2. DEFINIÇÕES 2.1. Trabalho a Quente: Qualquer operação temporária que envolva chama exposta ou que produza calor ou faísca, podendo causar a ignição de combustíveis sólidos, líquidos ougasosos, incluindo corte com maçarico, solda oxi-acetilênica, solda por arco, aplicação de revestimento em teto com chama aberta, lixamento, aquecimento ou cura com chama exposta ou outro tipo de serviço que possa gerar fagulhas ou chamas. 2.2. Vigilante contra Incêndio: Pessoa devidamente treinada que tem a responsabilidade de observar o local onde o Trabalho a Quente está sendo realizado com oobjetivo de evitar a ocorrência de algum princípio de incêndio e se o mesmo ocorrer estar preparada para o combate inicial e a comunicação do mesmo. 2.3. Funcionário autorizado para emissão de Autorização de Trabalho a Quente: Pessoa devidamente treinada e qualificada (Bombeiro, Técnico de Segurança ou outro) para avaliar o local e as condições onde o trabalho a quente será realizado, definir sobre anecessidade de Vigilância Contra Incêndio e emitir uma autorização por escrito ao executante.

3. GERAL 3.1. O sistema de autorização para Trabalho a Quente terá que ser utilizado em todas as unidades. 3.1.1. A gerência designará área(s) de trabalho a quente para operações dessa natureza e quando for prático todo trabalho a quente será conduzido nessa(s) área(s). Essa(s) área(s) será(ão)localizada(s) longe de depósitos de combustíveis e de materiais inflamáveis e terão necessariamente proteção contra incêndio manual ou automática adequada no local, a área deverá ser sinalizada. 3.1.2. As áreas designadas deverão ser homologadas pelo Depto. de Saúde e Segurança do Trabalho através de inspeção inicial, podendo ser suspensas, caso irregularidades sejam observadas durante inspeções de rotina.3.1.3. A gerência de Saúde e Segurança do Trabalho de cada unidade é responsável por treinar e qualificar os funcionários que serão responsáveis por inspeção e emissão de autorização de Trabalho a Quente (Bombeiro, Técnico de Segurança ou outro) em áreas fora da(s) área(s) designada(s) para trabalho a quente. O pessoal autorizado terá necessariamente que receber treinamento e responsabilidadepela inspeção de todas as áreas antes do início do trabalho a quente. 3.1.4. A gerência da área envolvida com Trabalho a Quente assegurará necessariamente que todas as pessoas envolvidas em operações de Trabalho a Quente estejam adequadamente treinadas em relação ao nível de seu envolvimento no trabalho a quente. 3.1.5. A gerência de compras terá que informar as empreiteiras sobre os procedimentos esistema de autorização de Trabalhos a Quente e exigirá seu cumprimento como parte do contrato firmado para o serviço. 3.2. O estabelecimento de uma Vigilância contra Incêndio em uma operação de Trabalho a Quente não é substituto para a tomada de outras precauções na prevenção de incêndios relacionados a esse tipo de trabalho.

4. PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO EM TRABALHO A QUENTE4.1. O critério de determinação das áreas onde é necessário a vigilância contra incêndio fica a cargo do funcionário autorizado para emissão de Autorização de Trabalho a Quente, no momento da emissão desta, desde que o mesmo não contrarie os preceitos desta norma. 4.2. A indicação de pessoal para fazer a vigilância contra incêndio deverá seguir a ordem descrita abaixo, sendo que não havendo...
tracking img