Direito das

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PANOPSTIMO

DIVINÓPOLIS

2010
A CATÁSTROFE SOCIAL DO PANOPTISMO E A VIGILÂNCIA DAS CLASSES VULNERÁVEIS

O panoptismo destaca-se como uma tecnologia de vigilância e controle que ajuda a dar visibilidade à intimidade e a produzir o olhar normalizador do indivíduo sobre o próprio indivíduo.
O Panóptico de Bentham é a figura arquitetural dessa composição. O princípio é conhecido: naperiferia uma construção em anel; no centro, uma torre: esta é vazada de largas janelas que se abrem sobre a face interna do anel; a construção periférica é dividida em delas, cada uma atravessando toda a espessura da construção; elas têm duas janelas, uma para o interior, correspondendo às janelas da torre; outra, que dá para o exterior, permite que a luz atravesse a cela de lado a lado. Basta entãocolocar um vigia na torre central, e em cada cela trancar um louco, um doente, um condenado, um operário ou um escolar.
O dispositivo panóptico organiza unidades espaciais que permitem ver sem parar e reconhecer imediatamente. A visibilidade é uma armadilha.
O efeito mais importante do panóptico é induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamentoautomático do poder. Enfim, que os detentos se encontrem presos numa situação de poder de que eles mesmos são os portadores. Para isso, é ao mesmo tempo excessivo e muito pouco que o prisioneiro seja observado sem cessar por um vigia: muito pouco, pois o essencial é que ele se saiba vigiado; excessivo, porque ele não tem necessidade de sê-lo efetivamente. Por isso Bentham colocou o princípio de queo poder devia ser visível e inverificável. Visível: sem cessar o detento terá diante dos olhos a alta silhueta da torre central de onde é espionado. Inverificável: o detento nunca deve saber se está sendo observado, mas deve ter certeza de que sempre pode sê-lo. O Panóptico é uma máquina de dissociar o par “ver-ser visto”: no anel periférico, se é totalmente visto, sem nunca ver; na torrecentral, vê-se tudo, sem nunca ser visto; ele fabrica efeitos homogêneos de poder a partir dos desejos mais diversos.
Quem está submetido a um campo de visibilidade, e sabe disso, retoma por sua conta as limitações do poder; faz com que funcionem espontaneamente sobre si mesmo; inscreve em si a relação de poder na qual ele desempenha simultaneamente os dois papéis; torna-se o princípio de sua própriasujeição.
O Panóptico pode ser utilizado como máquina de fazer exoeriências, modificar o comportamento, treinar ou retreinar os indivíduos. É um local privilegiado para tornar possível a experiência com homens, e para analisar com toda certeza as transformações que se pode obter neles.
Panóptico funciona como uma espécie de laboratório de poder. Mas não deve ser compreendido como um edifícioonírico: é o diagrama de um mecanismo de poder levado à sua forma ideal: seu funcionamento, abstraindo-se de qualquer obstáculo, resistência ou desgaste, pode ser bem representado como um puro sistema arquitetural e óptico: é na realidade uma figura de tecnologia política que se pode e se deve destacar de qualquer uso específico. Cada vez que se tratar de uma multiplicidade de indivíduos a que sedeve impor uma tarefa ou um comportamento, o esquema panóptico poderá ser usado.
Em cada uma de suas aplicações, permite aperfeiçoar o exercício do poder. Porque permite intervir a cada momento e a pressão constante age antes mesmo que as faltas, os erros, os crimes sejam cometidos. Pois nessas condições, sua força é nunca intervir, é se exercer espontaneamente e sem ruído, é constituir ummecanismo de efeitos em cadeia. Ele age diretamente sobre os indivíduos: “dá ao espírito poder sobre o espírito”.
O esquema panóptico é um intensificador para qualquer aparelho de poder:
* Assegura sua economia;
* Assegura sua eficácia por seu caráter preventivo, seu funcionamento contínuo e seus mecanismos automáticos.
Ele é capaz de vir se integrar a uma função qualquer (de educação, de...
tracking img