Trabalho a escola de atenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

A ESCOLA DE ATENAS DE RAFAEL PELO OLHAR DA POÉTICA DE ARISTÓTELES.
Toda criatura do universo, Quase como se fosse um livro ou uma pintura É para nós como um espelho; Da nossa vida, da nossa morte, Da nossa condição, da nossa sorte Fiel signo. A rosa representa nosso estado, Graciosa glosa da nossa condição, Interpretação da nossa vida; Que enquanto é florescente na manhã primeira, Floresce,desflorescida flor, Com a velhice vespertina. Alain de Lille

Em um conto de Edgar Allan Poe, O Retrato Ovalado, é contado a história de um homem e seu criado que ao procurarem abrigo, altas horas da noite, em um lúgubre castelo italiano, encontram o que fora outrora o lar de um artista, um pintor dos mais apaixonados. O castelo ricamente decorado, com paredes recobertas de tapeçarias, troféus,armaduras e pinturas das mais variadas. Uma destas pinturas, descoberta por acidente, o assustou, enchendo-o de pavor e admiração. Pois, por um segundo acreditou ter vislumbrado uma pessoa de verdade, e não apenas uma pintura. Ao procurar saber, em um livro encontrado no mesmo cômodo, descobriu uma estranha história: o rosto da jovem que repousava na obra era donzela de rara beleza, que conheceuo autor do retrato, amou e o desposou em maldita hora, pois sua verdadeira noiva era a Arte. Pensando em conciliar seus dois amores, resolveu retratar a moça. Durante o processo, ele só tinha olhos para a glória do retrato, hora em hora, dia após dia. Como era homem agrilhoado a uma vasta paixão, perdeu-se nos devaneios de sua tarefa, a não perceber que o espírito e a saúde de sua esposa seextenuavam. Enlouquecido pelo ardor de sua obra, durante os dias, raramente tirava os olhos de sua tela, e quando muito pouco restava a fazer, salvo uma pincelada em um dos

2

olhos, “foi que o espírito da dama palpitou com a chama junto ao castiçal prestes a extinguir-se”. E dada a derradeira pincelada... O pintor permaneceu em transe contemplando a obra que havia terminado, e então, proclamou emalta voz: “- Sem dúvida aprisionei a própria vida nesta tela!” – e ao voltar-se para contemplar sua amada, esta, estava morta.

Imitação da imitação, imitação da sombra, da natureza, e ainda, metáfora do sensível, que melhor forma de começar um olhar sobre mimese platônica e aristotélica, e sua Poética, do que a demonstrada neste exemplo metalinguístico, genialmente construído por Poe. O objetode investigação deste ensaio sob o olhar clássico citado é a obra renascentista: A escola de Atenas, de Rafael. Porém, é necessária antes do discorrer dissertativo, uma exploração instrutiva pelo contexto sócio-histórico do período da obra e da vida do artista.

Logo nas primeiras décadas do século XV, nasceu um dos ambientes culturais mais elevados da Europa, conhecido como o "novo despertar".Um renascimento de tudo o que era nobre e grande na arte, na ciência e no saber, reflexo dos valores artísticos da antiguidade clássica, causa de reavaliação na forma de pensamento desse período, o que colocou o homem no centro de seu interesse. Os artistas passam a ser reconhecidos por sua individualidade criativa, e não mais apenas artesãos, como eram considerados.

O movimento renascentistagradualmente percorreu toda a Europa, mas teve por gênese a cidade de Florença, berço de Dante, Giotto, Brunelleschi, Donatello e Masaccio, renomado grupo de artistas que foram responsáveis por uma revolução em estilo, harmonia e beleza, características que influenciaram toda uma geração de seguidores, motivo da derradeira ruptura com a Idade Média.

Uma das causas de tal prosperidade artísticafoi a competividade criada pelos nobres e pela rica burguesia da época entre as cidades-estados, que ficaram conhecidos como "mecenas" ou "patronos da arte". O que deu às artes visuais, maior autonomia da Igreja.

3

Com o crescimento artístico nas cidades, os artistas, artesões e artífices, organizaram-se em corporações, as quais eram usualmente companhias ricas e de grande influência na...
tracking img