trabalho UESTÕES PARA REVISÃO, PLT 741 - CAPÍTULO 2

455 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA –
ENGENHARIA CIVIL
ECONÔMIA

QUESTÕES PARA REVISÃO, PLT 741 - CAPÍTULO 2

Prof.º

CAMPO GRANDE - MS de março de 2014

Riqueza para os Mercantilistas, continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. O acúmulo de metais adquire grande importância, e aparecem relatos mais elaborados sobre a moeda. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Riqueza Fisiocratas consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa “regras da natureza”) em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração. Portanto, encorajava-se a agricultura e exigia-se que as pessoas empenhadas no comércio e nas finanças fossem reduzidas ao menor número possível.
Adam Smith, considerado o precursor da moderna teoria econômica, era um renomeado professor quando publicou sua obra a riqueza das nações, 1776, suas idéias consistia na atuação da livre concorrência, defesa do mercado como regulador das decisões econômicas, na divisão de trabalho e que o papel do estado, na economia, deveria corresponder apenas à proteção da sociedade.
Um país se beneficia com a especialização em setores nos quais é mais eficiente podendo assim comercializar seus produtos com outros países, mesmo que um país não possua vantagem absoluta, ele pode especializar-se nos setores em que apresenta maior vantagem comparativa.
Quando há comércio entre os países, permite que cada país se especialize na produção do bem a qual apresenta maior vantagem comparativa, mesmo que um dos países não possua vantagem absoluta teoria de David Ricardo.

Segundo o pensamento keynesiano, um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado pela demanda agregada ou efetiva, que de fato se realiza na aquisição de bens e serviços, e não a procura em potencial por esse bem

Relacionados