Trabalho sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Sociologia

Aluno: Adair Rosa Farias Neto
Professor: Gilson
Serie: 1° ano A
Disciplina: Sociologia

Jataí,15 de agosto de 2011

Introdução
A história da tecnologia é a história das ferramentas e das técnicas úteis para fazer coisas práticas. Relaciona-se intimamente com a história da ciência, que inclui a maneira como os seres humanos adquiriram o conhecimento básiconecessário para construir coisas úteis.
No século XIX houve um grande florescimento da ciência. Todas as áreas do conhecimento registraram avanços e a ciência passou para o domínio publico, tornou-se mais popular.

Tecnologia no século XIX
Os esforços científicos, especialmente nos tempos modernos, dependeram em regra de tecnologias específicas que permitiram aos seres humanos sondar a natureza douniverso, de forma mais precisa do que a permitida pelos nossos sentidos. Os artefatos tecnológicos são produtos de uma economia, são uma força para o crescimento econômico e constituem uma parte importante da nossa vida cotidiana. As inovações tecnológicas afetam e são afetadas pelas tradições culturais de uma sociedade. Elas são igualmente uma forma de desenvolver e projetar o poderio militar.Algumas maquinas foram inventadas no século XIX como a locomotiva a vapor que foi inventada por Richard Trevithick que abriu o caminho ao transporte.
No Brasil em 1850, por exemplo, ainda não havia sequer dados confiáveis sobre a população , pois o primeiro recenseamento geral foi feito em 1872. Ate 1960, a maior parte da população vivia no campo (64% em 1950, 55% em 1960).
Na Alemanha ocorreu amodernização conservadora, a transição entre mundo feudal e mundo moderno, assim como o processo d industrialização e unificação nacional, se deu a partir do controle de uma camada aristocrática, os junkers,grandes proprietários territoriais que mantiveram intactas relações de origem feudal no campo.

Em 1831,na Inglaterra, foi criada a Associação Britânica para o processo da Ciência, exemploseguido pelos Estados Unidos em 1848. Nesses dois países e por toda a Europa, aumentou o consumo de jornais e revistas cientifica pelo grande publico. Em 1840, era registrada então a palavra cientista. Dezenove anos depois, em novembro de 1859, todos os exemplares da primeira edição do livro Origem das espécies( onde segundo Darwin, as espécie vivas não foram criadas,mas sim evoluídas com o passardas eras) do cientista evolucionista Charles Darwin, foram vendidos num só dia
Descobertas cientifica
Outro fator que impulsionou o avanço científico no século XIX foi a racionalização do trabalho de pesquisa. A Revolução Francesa deu uma forte ajuda para começar a haver mudanças na sociedade científica; foram criados, por exemplo, museus e escolas politécnicas, com o ensino regular de ciência.Na física, os resultados mais significativos ocorreram no campo da óptica, da teoria do calor e da eletricidade. Com exemplo Fresnel demonstrou que a luz é uma vibração que se propaga por ondas; Carnot estabeleceu os princípios fundamentais da termodinâmica em 1824.
Em 1800, Volta inventou a pintura elétrica, geradora de corrente continua. Na década de 1820, o Francês Ampère formulou as leis domagnetismo, onde demonstrava a existência de certa identidade entre os fenômenos elétricos e os magnéticos, e construiu o eletroímã.
Em 1889, o Alemão Hertz mostrou que as oscilações elétricas propagavam-se no espaço por meio de ondas, tal como a luz. O francês Becquerel descobriu, em 1896, os fenômenos radiativos na França, isolaram o mais poderoso corpo radiativo: o radio.Em 1833, o alemãoGauss inventou o telégrafo eletrônico; o americano Morse criou o aparelho transmissor em 1835. após isso, com os trabalhos de Daguerre, surgiu a fotografia.
Em Paris, o Museu de Historia Natural tornou-se centro de pesquisadores ilustres, como Cuvier, fundador da paleontologia, e Lamarck, estudioso da influencia do meio nas modificações dos seres vivos.Claude Bernard afirmava que os fenômenos...
tracking img