Trabalho sobre sobre o tato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia e fisiologia da pele 
De facto, para além de revestir o corpo humano, a pele, o órgão de maior dimensão e volume do nosso corpo, desempenha várias actividades muito importantes, pois constitui, por um lado, a barreira protectora do organismo, já que impede a entrada de agentes nocivos para o seu interior e, por outro lado, também participa no controlo da temperatura corporal e do meiointerno. Para além disso, regista inúmeras sensações que nos permitem conhecer detalhes dos objectos e do que nos rodeia e constitui a nossa ''montra", ou seja, a primeira coisa que os outros vêem ao olharem para nós, o que justifica o facto de nos preocuparmos tanto com o aspecto da nossa tez, através do recurso a cosméticos. No fundo, como é o órgão mais externo, qualquer anomalia ao nível dapele é na maioria das vezes reflexo de problemas no interior do nosso organismo.
Formada por várias camadas, a pele constitui uma membrana espessa e resistente mas flexível, composta pelas glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas e pêlos. De facto, o profundo conhecimento da estrutura da pele e dos seus elementos é extremamente útil para se cuidar bem da mesma e também para melhor se compreendera natureza das suas várias doenças.
 

1. RESUMO
A pele, o maior órgão do corpo humano, reveste e delimita o organismo, correspondendo a cerca de 15% do peso corporal. Ela é constituída por duas camadas teciduais que, de superficial para profundo são: epiderme e derme. A epiderme é composta por um tecido epitelial estratificado pavimentoso queratinizado e é mais espessa nas regiões da palmadas mãos e planta dos pés, onde é formada por cinco estratos. A região da pele que se situa diretamente abaixo da epiderme é a derme, que contém fibras colágenas tipo I e redes de fibras elásticas que sustentam a epiderme.
A pele exerce funções diversas e tem por objetivo básico manter o meio interno em constante equilíbrio, independente das variações no ambiente externo.
Geralmente a primeiramanifestação do envelhecimento cutâneo é o adelgaçamento da pele. 
Fatores como a idade e a exposição à luz ultravioleta do sol estão entre os fatores de grande influência no processo de envelhecimento. Outros tais como o tabagismo, a ação excessiva dos radicais livres e, nas mulheres, a ação do hipoestrogenismo também tem grande participação no processo de envelhecimento. 
Embora oenvelhecimento cutâneo seja um processo orgânico natural, o mesmo é influenciado por vários fatores e pode tanto ser acelerado quanto retardado. Uma boa alimentação, exposição moderada a radiação UV, atividade física regular e não fumar, são métodos acessíveis e eficientes, que garantem uma pele jovem e saudável por mais tempo.
2. INTRODUÇÃO
A definição atualmente aceita de envelhecimento é o acúmulo dedanos moleculares com a passagem do tempo (GIACOMONI, 2005)
O processo de envelhecimento, chamado também de senilidade, caracteriza-se por um declínio gradual no funcionamento de todos os sistemas do corpo. As causas exatas desse 
declínio não são conhecidas ao certo; porém, em razão das células terem um tempo de vida definido após seu surgimento o envolvimento de um relógio biológico nesseprocesso deve ser considerado (ALVES et. al., 2005).
A pele, sendo um dos órgãos do sistema tegumentar, passa como os demais órgãos dos demais sistemas corporais, por alterações que caracterizam o envelhecimento. Fatores internos e externos podem agir sobre a pele gerando essas alterações.A idade é um desses fatores, mas não é o único, associado à idade fatores como a radiação ultravioleta (UV), otabagismo, infecções, trações, trauma, desequilíbrio hormonal, campos eletromagnéticos, ingestão de etanol, estresse psicológico, anóxia, e a geração de produtos finais do metabolismo (GIACOMONI, 2005, REXBYE, 2006).
Independente dos fatores atuantes, há concordância entre diversos autores que a causa do envelhecimento da pele possui uma característica comum, a produção de moléculas de adesão...
tracking img