Trabalho sobre redes e fluxos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Geografia
Atividade de leitura e interpretação do texto
Dê um título ao texto _________________________________________________________
Vivemos num mundo conectado em redes. Informações viajam virtual e instantaneamente de um canto a outro, produzindo reflexos quase imediatos em diferentes lugares do globo. Se uma empresa multinacional quebra num país emergente da Ásia, no mesmodia, a Bolsa de Valores de São Paulo entra em crise econômica. A Guerra no Iraque foi toda planejada na rede virtual. Hoje podemos acompanhar as consequências das guerras, da Tsunami, dos terremotos, das enchentes, sentados numa poltrona confortável, em nossa casa. Somos consumidores de milhares de informações em rede mundial.
As mercadorias, por sua vez, são jogadas num circuito cada vez maisamplo de fluxo de comércio e serviços. As frutas de mesa colhidas em Pirapora, no interior mineiro, em curto tempo estão à venda nos supermercados europeus. O dinheiro transformou-se em cartão que se retira no sistema informatizado,on line, em inúmeros países do mundo, por turísticas que consomem freneticamente. E as pessoas nunca viajaram tanto, como turistas. Outros para trabalhar, estudar e, atémesmo, para se protegerem, como no caso dos refugiados de países em conflito. Assim, o turismo tornou-se a primeira indústria mundial em volume de negócios e o número de trabalhadores sem nacionalidade cresce assustadoramente. O mundo move em redes, num fluxo constante de mercadorias, pessoas, dinheiro, informações.
O deslocamento sempre esteve presente na história humana. Os homens interagem comoutras culturas, levando e trazendo produtos; as leituras de Marco Polo nos ensinam que integrar culturas é fundamental para novas aprendizagens. A diferença é que hoje tudo ocorre com muita velocidade e intensidade, mudando a organização sociocultural e ambiental das paisagens.
A rede dos transportes encurtando as distâncias
O processo de globalização exige o desenvolvimento de meios detransporte cada vez mais rápidos. Para isso é necessário construir estradas, aeroportos, hidrovias. È fundamental modernizar a frota de veículos pesados e leves, de navios de carga, de aviões que atendam a intensidade de circulação de mercadorias e pessoas. Essas estruturas de apoio, por sua vez, alteram profundamente toda a região à sua volta. Veja o caso da cidade de São Paulo. A pequena vila do século16 só virou a maior metrópole brasileira porque ficava num ponto estratégico às margens da estrada de ferro que ligava as fazendas de café do interior ao porto de Santos. E, hoje, os meios de transporte, mudaram a espacialidade de muitas cidades brasileiras que margeiam as vias rodoviárias. Isso traz grande impacto ambiental como o caso da BR-163, Cuiabá-Santarém que provocou a dizimação do povoindígena Panará, a migração desordenada, a grilagem de terras, o desmatamento, o aumento da criminalidade e o agravamento das condições sanitárias locais.
No processo de globalização os carros, caminhões e navios articulam um lugar com uma região, uma região com um país, um país com o continente e com o mundo. Por isso é importante discutir a circulação de pessoas e mercadorias, refletindo aspermanências e mudanças na história de um lugar, em diferentes épocas. A história das ferrovias, no Brasil, contém essa memória e vem sendo resgatada como patrimônio cultural de nosso país.
Hoje, as cidades grandes e as metrópoles, convivem com os problemas dos congestionamentos, falta de infraestrutura viária que facilite o fluxo no trânsito e a poluição. Em 1970 havia no Brasil um carro para cada38 pessoas. Em 2002, essa relação já era de um veículo para cada grupo de 10 habitantes, o que desencadeou a construção de túneis, pontes e avenidas nas grandes cidades. Até as residências foram obrigadas a se adaptar construindo as garagens. Em condomínios de luxo, é comum o número vagas na garagem ser maior do que o número de quartos. Essa mudança causa impacto no meio ambiente e na vida das...
tracking img