Trabalho de redes qos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

Atualmente, as redes de computadores estão presentes em praticamente todos os segmentos da sociedade e possuem complexidades e dimensões variadas, desde pequenas redes locais até redes mundiais. Acompanhando a diversificação dos usuários das redes de computadores, o surgimento de novas aplicações como telemedicina,educação à distância, voz sobre IP (Internet Protocol), entreoutras, gerou novos perfis de tráfego que o paradigma do melhor esforço (best-effort) das redes IP não atende de forma adequada . Neste paradigma, o tráfego de rede é processado tão rápido quanto possível, mas não há garantias temporais nem de entrega dos dados.
Com a rápida transformação da Internet numa infra estrutura comercial, a demanda por qualidade de serviço (Quality of Service – QoS) vemrapidamente sedes envolvendo. Neste contexto, o fornecimento de serviços de rede mais adequados para o transporte, tipicamente, de dados multimídia e de tempo real é necessário para que novas aplicações operem eficaz e eficientemente. Várias pesquisas buscam soluções para o fornecimento de QoS em redes IP. Só o IETF (Internet EngineeringTask Force) coordena pesquisas em pelo menos quatro soluções:IntServ(Integrated Services) e RSVP (Resource reSerVation Protocol) ,DiffServ (Differentiated Services) , MPLS (Multi Protocol Label Switching)e SBM (Subnet Bandwidth Management). Além destas, várias outras soluções podem ser encontradas em desenvolvimento por grupos de pesquisa.
Apesar da melhora na qualidade dos serviços oferecidos, do ponto de vista do gerenciamento, uma rede com QoSinevitavelmente é uma rede mais difícil de ser gerenciada, pois um número maior de protocolos, serviços e informações de gerência estarão disponíveis aos administradores. As arquiteturas de fornecimento de QoS podem ser implantadas e fornecer garantias de serviços somente se os elementos de tais arquiteturas forem adequadamente configurados e monitorados. Logo, os administradores de redes devem estarcientes sobre as características das facilidades de fornecimento de QoS existentes na rede. Assim, além do gerenciamento de aspectos tradicionais (falhas, configuração, desempenho, etc.), os administradores devem gerenciar também aspectos relacionados às facilidades de QoS, ou seja, cria-se a necessidade do gerenciamento de QoS.
Frequentemente, os administradores de rede utilizam os equipamentosde forma rudimentar, apenas para o encaminhamento de pacotes, ainda que muitas vezes tais equipamentos disponham de vários serviços extras. Embora vários mecanismos pudessem estar ativos nos equipamentos, tais mecanismos ficam sub-utilizados quando o administrador não consegue gerenciar tantas características em dispositivos de redes grandes e complexas. Em redes pequenas, o administradorcontorna esse problema acessando cada dispositivo em particular, e ativando/configurando os mecanismos para fornecimento de QoS existentes. Essa configuração manual, orientada a dispositivos,entretanto, não pode ser realizada em redes grandes e complexas, pois o tempo gasto na tarefa é proibitivo. A auto O termo descoberta de QoS possui escopo amplo e interpretações variadas.
Em geral, as pesquisasque estudam a descoberta de QoS investigam formas de permitir que aplicações conheçam os serviços de rede e os QoSs associados. Entretanto, pouco tem sido verificado em relação à descoberta de QoS do ponto de vista do gerenciamento de redes. Este trabalho justamente investiga a descoberta de QoS através deste último ponto de vista. Neste contexto, facilidades para descoberta de QoS disponibilizadasem um ambiente de gerenciamento podem auxiliar o administrador em dois principais momentos: durante a implantação de QoS e durante a manutenção de QoS.
Entende-se por implantação de QoS as tarefas realizadas para se implantar uma arquitetura de fornecimento de QoS em uma nova rede ou em uma rede existente. Neste último caso, are de existente deve ser não apenas mapeada, mas as facilidades já...
tracking img