Trabalho sobre queimadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Queimadas

Todos os anos ocorrem aproximadamente cerca de 300.000 queimadas por todo o Brasil. Algumas de origem criminosa e outras de acidentes ou praticas agrícola ilegais, são resultados de fogoem regiões florestais ou de campo.
No Brasil, a utilização do fogo para limpar áreas para o cultivo é uma prática utilizada há vários anos, mas que causa prejuízos incalculáveis ao meio ambiente.
Umdesses prejuízos causados pela queimada é a liberação de Dióxido de Carbono (CO2) em grandes quantidades na atmosfera, aumentando o agravamento do efeito estufa.
Assim, nos períodos de estiagem e seca,aumentam os riscos de incêndios florestais, devido à baixa umidade do ar. As pontas de cigarro lançadas pelas janelas do carro nas estradas podem causar um grande incêndio.

Os tipos de Combustíveise a Intensidade do Fogo

O fogo surge quando um material, como o papel, a madeira, ou outros, entram em contato com o ar juntamente com uma faísca ou chama. Iniciando o processo de queima, o calordesprendido mantém o fogo.
O tipo de material combustível também influência a intensidade do fogo.
Os tipos podem ser:
· Combustíveis ligeiros: são mais fáceis de queimar;
· Combustíveismédios ou pesados: queimam mais de vagar;
· Combustíveis verdes: queimam com muita facilidade.

Diferenças entre Foco de Calor e Incêndios Florestais

Foco de calor: é qualquer temperaturaacima de 47°C, mas que não é necessariamente um foco de fogo ou incêndio (quando já existe A presença do fogo) e pode ser localizado em áreas que estejam muito quente devido à presença dos raiossolares.
Incêndio Florestal: é o fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo ser provocado tanto pelo homem quanto pela causa natural.

Tipos de Incêndios

Existem vários tiposde incêndios. Sendo alguns deles:

· Rasteiros ou superficiais: tem muitas chamas e alastra se com rapidez;
· Subterrâneo: é difícil de ser identificado, pois...
tracking img