312312312321

539 palavras 3 páginas
Definição de Impacto Ambiental

impacte (ou impacto) ambiental - conjunto das alterações produzidas pelo Homem a nível ambiental numa determinada área que afectam directa ou indirectamente o bemestar da população assim como a qualidade dos recursos ambientais.

Exemplos de Impactos Ambientais
Âmbito ecológico: efeitos na qualidade do ar ou da água, níveis de radiação, flora e fauna.
Biodiversidade, erosão do solo recursos hídricos, etc., etc.
Âmbito social: emprego, uso do solo, actividades de recreio, aspectos culturais e históricos, etc., etc.
Âmbito económico: infraestruturas, consumo, preços de mercado, procura/oferta de emprego, etc., etc.

O que é impacto ambiental?
Algumas pessoas acham que o impacto ambiental refere-se só às coisas "naturais", mas não é bem assim. Segundo a legislação brasileira, impacto ambiental é:
“qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam: I. a saúde, a segurança e o bem-estar da população; II. as atividades sociais e econômicas; III. a biota; IV. as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; V. a qualidade dos recursos ambientais.”

Três tipos de impacto ambiental
“De forma simplificada pode-se afirmar que em termos de avaliação do impacto ambiental das atividades humanas existem três grandes problemas no país, inseparáveis mas inconfundíveis, cada um com uma sistemática de análise científica distinta: as atividades energético-mineradoras, as atividades industriais-urbanas e as atividades agrossilvopastoris. Em geral, os critérios, instrumentos e métodos utilizados para avaliar o impacto ambiental são próprios a cada uma dessas três atividades e não universais.
O impacto ambiental das atividades energéticas e mineradoras é, em geral, intenso, pontual, limitado e preciso em termos de localização (uma hidrelétrica, uma

Relacionados