Trabalho sobre parvovirose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução e objetivos
O CPV ou parvovírus canino é um vírus pequeno, formado por uma única cadeia de DNA, não envelopado e muito resistente a fatores ambientais e substâncias químicas. Aparvovirose canina atinge principalmente cães entre 6 semanas a 6 meses de idade. A infecção ocorre através da via fecal-oral.

Sinais clínicos
Os sintomas geralmente ocorrem 5 dias após o animal serexposto ao vírus. Os principais sinais clínicos apresentados são: vômito, diarreia intensa, apatia, hipotermia, icterícia (amarelamento da mucosa e da pela devido a hepatite) anorexia, febre, infecçãobacteriana. O vírus tem uma atração pelo músculo cardíaco causando então miocardite levando a insuficiência cardíaca com dificuldade respiratória e em grande parte dos casos ocasiona a morte do cãodentro de curto período.
Primeiro diagnóstico
O primeiro diagnóstico realizado no Brasil ocorreu em 1979. O diagnóstico post-mortem dos cães acometidos pela parvovirose canina é realizado com base nosachados macroscópicos observados na necropsia e lesões histológicas características.

Locais que geralmente são atingidos pelo vírus
O vírus atinge principalmente células com alta taxa demitose, por isto as células linfoides e o epitélio do intestino delgado são os tecidos mais atingidos.

Objetivo do Artigo
O objetivo do presente trabalho foi detectar o padrão de distribuição doparvovírus em diversos órgãos de cães infectados através da imuno-histoquímica e verificar se a autólise intestinal interfere de forma negativa no diagnóstico definitivo desta enfermidade.

Materiale métodos
No período de 01 ano foram selecionados alguns casos suspeitos de CPV. Também fizeram registros como idade, sexo e raça.

Resultados ( Slide )
* Dados Gerais
Dentro de 01 ano eoito meses foram necropsiados 1002 cães no Setor de Patologia da UFRGS. Sendo que 103 tiveram achados patológicos sugestivos da parvovirose canina.
* Achados Patológicos
De acordo com a...
tracking img