Trabalho sobre liquen no jaguara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

TRABALHO ECOLOGIA

Prof.ª. Flavia Campos Martins

São Paulo
Março – 2011

ALUISIO DOS SANTOS FILHO – RA A729BD-6
BIANCA ALEXANDRE DA SILVA RA – B00BGB-3
CRISTIANE SANTOS MATIAS – RA B00AFA-1
JULIANA MELO SANTOS – RA A935EH-0
LEILA ALVES DA SILVA – RA A803ED-3
WILSON SANTOS DE OLIVEIRA RA – A80083-2
RONALDO PILUTI - RA B0136F-3

DIVERSIDADE DE LIQUENS BIOINDICADORES DEQUALIDADE AMBIENTAL

SÃO PAULO
MARÇO DE 2011
ALUISIO DOS SANTOS FILHO – RA A729BD-6
BIANCA ALEXANDRE DA SILVA RA – B00BGB-3
CRISTIANE SANTOS MATIAS – RA B00AFA-1
JULIANA MELO SANTOS – RA A935EH-0
LEILA ALVES DA SILVA – RA A803ED-3
WILSON SANTOS DE OLIVEIRA RA – A80083-2
RONALDO PILUTI - RA B0136F-3

UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DIVERSIDADE DE LIQUENSBIOINDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL

SÃO PAULO
MARÇO DE 2011
INDICE

Introdução 4

Características Parque Jaraguá 5-6

Líquens Identificação e Sua Classificação 6-7

Resumo Saída de Campo 9-10
Bibliografia Referencial 9
Anexos 10-15

1 INTRODUÇÃO

A poluição do ar é produzida por muitas fontes e, o homem é responsável por todaselas. Entre outros, os gases emanados de indústrias, a fumaça de chaminés domésticas e os depósitos de lixos urbanos, os perigosos gases de centenas de milhares de carros movidos à gasolina rodando uma área pequena, são alguns dos resíduos poluentes descarregados constantemente no ar em quantidades incríveis.
A qualidade do ar nas áreas urbanas tende a apresentar concentrações indesejáveis decontaminantes, sem que haja um sistema abrangente de monitoramento, dada à sofisticação e aos custos elevados dos métodos físico-químicos tradicionais, que podem ser minimizados pela adoção complementar do biomonitoramento.
A pureza do ar atmosférico é fator crucial à sobrevivência dos líquens, já que estes se alimentam higroscopicamente, fixando elementos neles presentes, notadamente o nitrogênio.Estes seres absorvem e retêm elementos radioativos, íons metálicos, dentre outros poluentes, e isto faz com que sejam utilizados como indicadores biológicos de poluição atmosférica.
Em muitas áreas urbanas próximas a intenso tráfego de veículos a motor, os líquens foram exterminados por gases venenosos. Esse é um efeito mortífero direto, mas outros efeitos podem ser ainda mais sérios. Alémdisso, a poluição do ar é prejudicial ao ciclo metabólico das plantas também.
Este trabalho objetivo de informar orientar e esclarecer alguns aspectos morfológicos sobre os Líquens e sua função de Bioindicadores de qualidade ambiental, em nosso meio demonstrando seus tipos, formas e reprodução nas grandes metrópoles e parques onde ainda encontram-se mais preservados ou até ameaçados, mas enfocandoprincipalmente as espécies encontradas no Parque do Jaguaré, onde fora realizada saída de campo em 26/03/2011 para estudo dos mais variados tipos e avaliando seu desenvolvimento em um ambiente em constante mudança e cada vez mais comprimido pela expansão do centro urbano da Capital de São Paulo, onde a cada dia os níveis de poluição se elevam seja pelo crescimento populacional ou extensão de rodoviaspróximas á área do parque.

2 PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ

O Parque estadual do Jaraguá é de importância histórica, cultural e turística para a cidade de São Paulo, mas muito mais do que uma reserva ecológica, traduz a cidade na fauna e flora que coabitam em harmonia e refletem a cidade vista do alto.
Assim como a cidade de São Paulo, o Jaraguá é um convite a tranquilidade, a prática deesportes radicais e ao mergulho na natureza em pleno cenário urbano.

Na área do Pico do Jaraguá, além de Belvederes (pequenos mirantes), existem lanchonetes e sanitários. As opções de lazer incluem ainda trilhas, pátios, decks, locais para piqueniques, lanchonete, playground, anfiteatro, feira de artesanato e pavilhão de uso múltiplo.

Jaraguá em Tupi significa: Senhor do Vale

Jaraguá em...
tracking img