Trabalho sobre garrafas pets

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Garrafa Pet

Polímeros Sintéticos

1 Polímeros de Adição
1.1 O Polietileno e outros polímeros vinílicos
Os químicos conseguiram, na década de 1930, por meio de reações de adição, unir várias moléculas de eteno (nome trivial: etileno), criando um composto de alta massa molecular, o polietileno.
Nesse processo, de modo genérico, o reagente é chamado de monômero, o produtor recebe o nome depolímero e a reação é denominada polimerização.Essa reação de polimerização é, na verdade, uma reação de adição na qual tomam parte muitas moléculas do reagente.
O polietileno é de grande utilidade em nossa vida cotidiana, sendo o material usado, por exemplo, para fabricar alguns brinquedos e sacos plásticos para embalar compras e acondicionar lixo.
Além do polietileno é possível obter outrosplásticos por meio das reações da adição.
Varios compostos contendo ligação dupla podem ser polimerizados, formando produtos de larga aplicação industrial.
1.2 Elastômeros
A borracha natural é um polímero resultante da polimerização do monômero.
A elasticidade é uma propriedade marcante de borracha natural. Polímeros que possuem alta elasticidades são conhecidos como elastômeros. Assim, dizemosque a borracha é um elastômero natural. Os químicos já produziram elastômeros sintéticos, sendo exemplos significativos o neopreno e o polibutadieno.
1.3 Copolímeros
Quando o polímero é fabricado a partir de um único tipo de monômero, ele recebe o nome de polímero normal. Se mais de um tipo de monômero for usado, será chamado de copolímero.
Um importante exemplo de copolímero é o fabricado apartir dos monômeros e estirenos, que constitui a mais importante das chamadas borrachas sintéticas.
Essa borracha, após receber um tratamento especial (a vulcanização), pode ser usada para a fabricação de pneus. É conhecida industrialmente por vários nomes:SBR ( Styrene Butadiene Rubber), GBR (Givernment Butadiene Rubber) e Buna-S ( Butadiene, Styrene).
1.4 Vulcanização
A invenção do processode vulcanização por Charles Goodyear, em 1839, permitiu que a borracha natural passasse a ser utilizada industrialmente, por aumentar a sua resistência.
A vulcanização da borracha consiste em aquecer a borracha (natural ou sintética) com cerca de 3 por cento de enxofre na presença de um catalisador apropriado. Isso faz com que algumas ligações duplas se abram e reajam com o enxofre, formando" pontes" , constituídas por um ou mais átomo de enxofre, que unem as várias cadeias do polímero. Uma borracha não vulcanizada é mole e se rompe facilmente quando esticada. Já a borracha não vulcanizada torna-se bem mais resistente e volta ao normal quando cessa a força que estica.Isso ocorre, por exemplo, com os elásticos de amarrar cédulas de dinheiro.

2 Polímeros deCondensação
Os polímeros sintéticos de condensação são materiais obtidos por meio de reações nas quais há a eliminação de pequena moléculas, geralmente de água, chamadas reações de condensação.
2.1 Poliamida: de roupas a linhas de pesca
O náilon é uma poliamida (polímero pertence á classe funcional amida), obtido por meio da condensação do ácido adípico com a hexametilenodiamina.
As poliamidastêm em geral alta resistência e são facilmente moldáveis.
Têm larga aplicação, por exemplo, na confecção de fibras têxteis, engrenagens, pulseiras de relógio, garrafas e linhas de pescar.
2.2 Aramida: de esquis a coletes à prova de bala
No kevlar há a presença do grupo funcional amida, que se repete várias vezes(poliamida).Trata-se de uma aramida, isso é, uma poliamida aromática.
Cada uma dascadeias do kevlar possui massa molecular ao redor de 105 u. Tais cadeias integram umas com as outras de um modo muito intenso, o que é feito por interações tipo ligação de hidrogênio e dipolo instantâneo-dipolo induzido.Essa intensa atração entre as cadeias confere ao polímero propriedades excepcionais de resistência, que têm permitido utilizar cordas de aramida em substituição a cabos de aço,...
tracking img