Trabalho sobre cristianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Problema da Natureza Humana
“O que é o homem?”

Análise do capítulo “Cristianismo: A Salvação Divina” do livro “Sete teorias sobre a natureza humana” de Leslie Stevenson

3. Cristianismo: humanidade em relação com Deus

Durante os últimos 2000 anos as doutrinas cristãs foram-se modificando, sendo o tempo actual de divergência entre estas. Existem três divisões principais no cristianismo -o catolicismo romano, a ortodoxia oriental e o protestantismo - e cada uma delas tem a sua especificidade. Porém, irão ser analisados os pontos essenciais a tais doutrinas consideradas cristãs e algumas dificuldades que tais doutrinas colocam.
Irão ser abordadas as teorias do universo e a do homem, um diagnóstico e uma prescrição presentes no Cristianismo como resposta à questão da naturezahumana.

Teoria do Universo
A principal base da doutrina cristã é a crença num Deus. Deus esse que não está localizado num tempo nem num espaço, que é transcendente e imanente e que não se identifica com a criação, isto é, com o mundo como diria o panteísmo. Apesar da ideia de transcendência, alguns teólogos contemporâneos negam que Deus esteja fora do mundo, considerando Deus “como aquilo que nosdiz respeito em última instância”.
Após uma longa tentativa de argumentação da existência de Deus durante séculos, no séxulo XVIII, Hume e Kant terem destruiram tais argumentos e estes na realidade nunca foram aceites por não-crentes.
Quanto ao método empírico da prova de Deus, alguns cristãos aceitam tal desafio afirmando serem algumas experiências humanas possíveis de observação empírica.Porém qualquer não crente ou céptico terá certamente dificuldade em interpretar tais possíveis factos tornando-se uma proposta difícil. Verdadeiramente, a maioria dos cristãos aceitará que a crença em Deus não é uma questão de argumentos nem de observações, mas de fé.
Mas o que quererá dizer algo tão incompreensível para um céptico? Qual é então a afirmação principal da doutrina cristã que se poderácompreender universalmente? Em que acredita afinal um cristão?
Um cristão actual poderá afirmar que ao aceitar a existência de Deus estão a aceitar uma doutrina de amor, de salvação, de certa moralidade e com um sentido para a vida.
Outra crença basilar do Cristianismo é a afirmação de que Deus terá criado o mundo por vontade e por amor. Apesar disso, é, actualmente, largamente aceite que ahistória da criação do homem é um mito, sendo compatível com a teoria da evolução. Hoje os teólogos tendem menos a testar a teoria da criação divina pela observação do mundo e aceitam que a religião e a ciência são diferentes pontos de vista complementares sobre o mundo.
Permanece a questão de como o Cristianismo explica então o mundo. Contudo essa questão tem que ver com a exegese bíblica, comointerpretar passagens da Escritura sobre o mundo. Questão essa que não será mais analisada neste texto.

Teoria do Homem
A doutrina cristã vê o homem em relação com Deus, o seu criador. Deus criou o homem livre, com capacidade de amar, autoconsciente, à sua imagem e semelhança. O objectivo final da vida humana é amar Deus, seu Pai, e o homem tem a missão de seguir tal natureza intrínseca.
Outrateoria acerca do homem é a existência de uma alma imaterial, imortal. Mas não há dualismo corpo-alma, pelo contrário, a alma e o corpo são um. Assim se explica a crença na ressurreição dos corpos (corpos espirituais como diz S. Paulo), na medida em que estes estão unidos com a alma. Mas para esta crença terá de se aceitar a existência de um local incognoscível para o homem, um local com um sistematemporal e espacial diferente ou simplesmente intemporal. Para esta sobrevivência eterna, o crente busca a regeneração com a fuga ao egoísmo e ao orgulho e a aceitação de Deus e das crenças cristãs.
O mais importante na doutrina cristã acerca da natureza humana é a noção de liberdade e capacidade de amar do ser humano. Esta é geral a todos os seres humanos, e todos eles são capazes e têm...
tracking img