Acidose e alcalose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALCALOSE

O sangue funciona como uma solução-tampão, que evita que o seu pH sofra grandes alterações. O pH do sangue e dos fluidos extracelulares se mantém na faixa entre 7,35 a 7,45.
Esse pH sedeve ao fato de que as células de nosso corpo produzem continuamente dióxido de carbono (CO2(aq)) como produto terminal do metabolismo. Parte desse CO2 se dissolve no sangue, estabelecendo umequilíbrio iônico ácido carbônico/ hidrogenocarbonato (bicarbonato) (H2CO3(aq)/ HCO3-(aq)):
CO2(aq) + H2O(ℓ) ↔ H2CO3(aq) ↔ H+(aq) + HCO3-(aq)
É esse equilíbrio que mantém o pH do sangue em aproximadamente7,4, tendo uma razão normal entre o HCO3-(aq) e o H2CO3 de 20:1, respectivamente.
Se essa razão for alterada de alguma forma, pode causar sérios danos ao organismo, com profundas alteraçõesmetabólicas, podendo causar a morte.
Por exemplo, se a quantidade de HCO3-(aq) aumentar muito em relação a HCO3-(aq), o pH do sangue da pessoa irá subir e teremos um caso de alcalose. Na maioria dos casos, issose dá em virtude de uma respiração muito rápida, o que diminui a quantidade de CO2 no organismo, deslocando o equilíbrio químico para a esquerda e aumentando a quantidade de H+(aq) (por isso que opH aumenta).
Além de crises de ansiedade e histeria, que levam a pessoa a respirar muito, outras causas da hiperventilação que levam à alcalose podem ser: uso de drogas, febre alta, exercícios físicosem excesso, cirroses, overdose de aspirina, doenças pulmonares e, principalmente, no caso de alpinistas, pois a baixa pressão parcial do gás oxigênio na atmosfera em razão da altitude provoca oaumento da ventilação pulmonar e a perda excessiva de CO2.

Os sintomas da alcalose são respiração ofegante, entorpecimento, rigidez muscular e convulsões.





ACIDOSE

O contráriotambém pode ocorrer e é até mais comum. Quando o pH do sangue está abaixo da faixa normal, ocorre a acidose. Sua principal causa é a respiração reduzida, o que aumenta a concentração de CO2 no...
tracking img