Trabalho sobre bombas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



HIDRÁULICA DE UM SISTEMA DE RECALQUE



O conjunto constituído pelas canalizações e pelos meios mecânicos de elevação denomina-se Sistema de Recalque.

Suas partes principais são:

-Tubulação de Sucção;

-Conjunto moto-bomba;

-Tubulação de Recalque;



[pic]





BOMBAS CENTRIFUGAS

Conceito de Bomba


Bomba é um equipamento que transfere energiade uma determinada fonte para um liquido, em conseqüência do que, este liquido pode deslocar-se de um ponto para outro, inclusive vencer desnível.
As bombas de uma maneira geral devem apresentar as seguintes características principais:
a) Resistência: estruturalmente adequadas para resistir aos esforços provenientes da operação(pressão, erosão , mecânicos).
b) Facilidade deoperação: adaptáveis as mais usuais fontes de energia e que apresentem manutenção simplificada.
c) Alto rendimento: transforme a energia com o mínimo de perdas.
d) Economia: custos de aquisição e operação compatíveis com as condições de mercado.


Conceito de Bomba Centrífuga


É aquela que desenvolve a transformação de energia através do emprego de forças centrifugas. As bombascentrífugas possuem pás cilíndricas, com geratrizes paralelas ao eixo de rotação, sendo essas pás fixadas a um disco e auma coroa circular, compondo o rotor da bomba.





Principio e Funcionamento






O funcionamento da bomba centrífuga baseia-se, praticamente, na criação de uma zona de baixa pressão e de uma zona de alta pressão.


Para o funcionamento, é necessário que acarcaça esteja completamente cheia de liquido e portanto, que o rotor esteja mergulhado no liquido.

Devido à rotação do rotor, comunicada por uma fonte externa de energia(geralmente um motor elétrico), o liquido que se encontra entre as palhetas no interior do rotor é arrastado do centro para a periferia pelo efeito da força centrífuga. Produz-se assim uma depressão interna ao rotor, o queacarreta um fluxo vindo através da conexão de sucção. O liquido impulsionado sai do rotor pela sua periferia, em alta velocidade e é lançado na carcaça que contorna o rotor. Na carcaça grande parte da energia cinética do liquido (energia de velocidade) é transformada em energia de pressão durante a sua trajetória para a boca de recalque.
Faz-se necessária essa transformação de energia porque asvelocidades do liquido na saída do rotor, seriam prejudiciais às tubulações de recalque e também porque a energia de velocidade pode ser facilmente dissipada por choques nas conexões e peças das canalizações de recalque.
|[pic] |[pic] |



Principais Componentes



Abomba centrifuga e constituída essencialmente de duas partes:
a) uma parte móvel: rotor solidário a um eixo (denominado conjunto girante)
b) uma parte estacionaria carcaça(com os elementos complementares: caixa de gaxetas, mancais, suportes estruturais, adaptações para montagens etc,.).



Rotor




É a peça fundamental de uma bomba centrífuga, a qual tem a incumbênciade receber o líquido e fornecer-lhe energia. Do seu formato e dimensões relativas vão depender as características de funcionamento da bomba.




Carcaça




É o componente fixo que envolve o rotor. Apresenta aberturas para entrada do liquido até ao centro do rotor e saída do mesmo para a tubulação de descarga.

Fundido juntamente, ou a ela preso mecanicamente, tem a câmara (oucâmaras) de vedação e a caixa (ou caixas) de mancal.

Possui na sua parte superior, uma abertura (suspiro) para ventagem e escorva; e na parte inferior, uma outra para drenagem. Nas bombas de maior porte, tem ainda as conexões para as tubulações de “líquido de selagem” e “liquido de refrigeração”.

O bocal (flange) de entrada do fluido na carcaça recebe o nome de “sucção da bomba” e...
tracking img