Trabalho SMQS APOSENTADORIA OR CONTRIBUIÇÃO

1648 palavras 7 páginas
APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO

O que é?

É comum as pessoas fazerem confusão entre Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Aposentadoria por Idade. A Aposentadoria por Tempo de Contribuição é aquela liberada quando o trabalhador já tem o período necessário de contribuição estipulado no regulamento da Previdência Social, contando também com outros fatores.
Dentro de algumas especificidades, há algumas modalidades de Aposentadoria por Tempo de Contribuição: Urbana, Rural e da Pessoa com Deficiência.
APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO URBANA E APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO RURAL

Tanto a Aposentadoria por Tempo de Contribuição Urbana quanto a Aposentadoria por Tempo de Contribuição Rural seguem as mesmas regras e podem ser integral ou proporcional. A Aposentadoria por Tempo de Contribuição integral não exige comprovação de idade mínima, bastando que o homem contribua durante 35 anos e a mulher durante 30 anos. Já a Aposentadoria por Tempo de Contribuição proporcional tem que contrabalançar dois quesitos: o tempo de contribuição e a idade mínima.
Para homens: 53 anos de idade, 30 anos de contribuição e mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava, em 16 de dezembro de 1998, para completar 30 anos de contribuição.
Para mulheres: 48 anos de idade, 25 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.

CÁCULO “40% SOBRE O TEMPO QUE FALTAVA PARA COMPLETAR 30 ANOS DE SERVIÇO EM 16 DE DEZEMBRO DE 1998″?

Esse cálculo deve-se à mudança na Lei da aposentadoria ocorrida nessa data: se em 16 de dezembro de 1998 eu tivesse 10 anos de trabalho, devo então calcular: 30-10=20 e multiplicá-lo pelo valor de contribuição anual, subtraindo 60%.
30-X=Y
“Y” é valor de contribuição por ano – 60% = valor que você deve pagar além das contribuições normais.
O BENEFÍCIO

É importante lembrar que o valor que será pago na Aposentadoria por Tempo de Contribuição proporcional é

Relacionados