Trabalho sistema de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul



Curso – Educação Física

Disciplina – Políticas Públicas em Educação












Professor: José Maria Nodari




Acadêmicos: Fernando Rafael Sandri
João Carlos Cavalheiro
João Roberto Rohrig
Natan Mânica
Renato Weiler RistowJunho de 2010
SUMÁRIO:





Introdução.........................................................................................................3

Sistema de Ensino..........................................................................................4

Conclusão.........................................................................................................Bibliografia........................................................................................................
































INTRODUÇÃO:



Apresentar-se-á nesse trabalho o estudo aprofundado sobre Sistema de Ensino, esclarecendo assim, uma ordenação articulada dos vários elementos necessários à consecução dos objetivoseducacionais preconizados para a população à qual se destina. Supõe, portanto, o planejamento.


O termo “sistema”, em relação à educação, é empregado com acepções diversas, o que lhe confere um caráter de certo modo equívoco. No entanto, partindo da educação como fenômeno fundamental, é possível superar essa aparência e captar o seu verdadeiro sentido. Com efeito, a educação aparece como umarealidade irredutível nas sociedades humanas.


Como assistemática, ela é indiferenciada, ou seja, não se distinguem ensino, escola, graus, ramos, padrões, métodos etc. Quando o homem sente a necessidade de intervir nesse fenômeno e erigi-lo em sistema, então ele explicita sua concepção de educação enunciando os valores que a orientam e as finalidades que preconiza sobre cuja base se defineos critérios de ordenação dos elementos que integram o processo educativo. E surgem as distinções: ensino (como transmissão de conhecimentos e habilidades), escolas (como locais especialmente preparados para as atividades educativas), articulação vertical e horizontal (graus e ramos).











SISTEMA DE ENSINO




A palavra sistema provém do grego “systema”, quesignifica reunião, grupo, conjunto de elementos inter-relacionados. De acordo com o dicionário Aurélio, sistema constitui “disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada”. Saviani (1973) entende-o como “a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos, de modo a formar um conjunto coerente e operante”. Para allport (in: Jardin,1985) sistema representa “ qualquer reconhecida e delimitada agregação de elementos dinâmicos que estão de alguma forma inter- relacionados e interdependentes”. Em suma, um sistema deve ser constituído de uma pluralidade de elementos inter-relacionados e com objetivo comum.Conforme sua complexidade, os sistemas podem ser compostos de subsistemas, que constituem unidades independentes, mas aomesmo tempo, inter-relacionadas com o macrossistema.
Analisando os conceitos de sistemas e transferindo-os para o campo educacional de um país, pode-se concluir que a educação constitui um subsistema do mundo social. Isso acontece quando “educar passa a ser objetivo explicito de atenção, desenvolvendo-se uma ação educativa intencional” (Saviani, 1973). Assim existe na educação enquanto ciênciasocial, não uma dependência nem independência, mas uma interdependência dos fenômenos. Nesse sentido, afirma-se que educação constitui um sistema aberto. Há fatores que condicionam o sistema educacional tais como os históricos, geográficos, lingüísticos, racionais, culturais, religiosas, econômicos, filosóficos e outros. As mudanças nesses elementos exigem alterações no sistema educacional para...
tracking img