Trabalho Lhays SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

3033 palavras 13 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO nome do curso nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

título do trabalho
Subtítulo do Trabalho, Se Houver

Cidade
Ano de entrega

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

título do trabalho
Subtítulo do Trabalho, Se Houver

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].

Prof.

Cidade
Ano de entrega
1-INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

2-TAYLORISMO x FORDISMO

A segunda metade do século XX foi palco de calorosos debates entre teóricos que discutiam o papel da ciência e da técnica na conformação das relações de produção; do processo de trabalho e do tipo de educação para o trabalho. A controvérsia sobre a introdução das novas tecnologias aos processos industriais não é nova. Porém, é nesse período que se desenvolve e ganha aplicabilidade um tipo específico de tecnologia que revoluciona com um modelo de indústria que se tornou uma das grandes forças motrizes da economia no século XX: nos referimos à indústria metal-mecânica e à tecnologia de base microeletrônica e da robótica. Essa indústria e essa tecnologia são, particularmente, importantes para compreendermos os contornos que o “velho” debate sobre a aplicação da ciência; o avanço das forças produtivas; o taylorismo-fordismo e o modelo de formação/qualificação profissional ganharam naquele momento.
O Taylorismo é um sistema de organização do trabalho concebido pelo engenheiro mecânico norte-americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915), com o qual se pretende alcançar o máximo de produção e rendimento com o mínimo de tempo e de esforço. Em 1911, desenvolveu uma obra chamada “Os princípios da administração”, que continha uma série de métodos inovadores para a produção industrial, que ficaram mundialmente conhecidos por taylorismo, em relação ao seu sobrenome.
A partir dessa concepção, o trabalho na indústria foi

Relacionados