Trabalho sbre crise asiática

1537 palavras 7 páginas
O Pré-Crise

As raízes da crise

Central a um entendimento das raízes da crise asiática é a compreensão da proximidade entre as instituições públicas e privadas. O risco moral na ásia aumentou a vulnerabilidade financeira da região durante sua liberalização de mercado nos anos 90, demonstrando sua fragilidade quando a crise finalmente chegou em 95. Estes fatores de proximidade se dividem em três dimensões:

- Na dimensão corporativa, pressões políticas para manter níveis de crescimento altos levou a uma tradição de garantias públicas a projetos privados, indo de políticas para mais fácil acesso a crédito para as empresas mais privilegiadas até completos subsídios, dando assim a impressão de “garantia” de retorno no investimento, qualquer seja ele.

- Na dimensão financeira, era comum os bancos nacionais pegarem empréstimos enormes de fora de seu país e dar crédito excessivo dentro do país. Isto era viável e até vantajoso enquanto as moedas tinham algum lastro com outras moedas(as quais eles estariam pegando “emprestado”), mas vira um sério perigo no momento em que há a mudança para câmbio flutuante.

- Na dimensão internacional, os bancos internacionais que até o momento da crise estavam dando crédito para os intermediários locais ignoravam quase que completamente os padrões de segurança e análise de risco, se baseando na idéia de que se algo desse errado o governo ou o FMI iria os salvar.

Todos estes três fatores trabalharam juntos de um modo em que quando a crise chegou a única saída para os países seria deixar os mal investimentos morrerem, uma vez que tentar salva-los só estaria contribuindo para a perpetuação de investimentos pouco produtivos.

Déficits em Conta Corrente

Como demonstrado nas tabelas abaixo diversos países da ásia estavam sofrendo com déficits de conta corrente, sendo o culpado em grande parte os déficits

Relacionados

  • 2013 CiceroJoaoCostaFilho VCorr
    230527 palavras | 923 páginas