Trabalho referente ao desafio de aprendizagem de economia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho referente ao Desafio de aprendizagem de Economia.

ETAPA N° 1: FUNDAMENTOS ECONOMICOS

PASSO 2: CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE

O custo de oportunidade são custos implícitos, relativos aos insumos que já pertencem à empresa, ou seja, onde não há uma necessidade de desembolso monetário da mesma, pôr a empresa tem a necessidade de fazer uma escolha que é denominada custo deoportunidade. Ao tomar determinada escolha deixa as demais possibilidades, renunciando de produzir um bem A para produzir um bem B.

Exemplo:

Uma fabrica produz 10 cadeiras com opurtunidade de um novo negócio esta fabricam passa a produzir mesas, porem com a produção das mesas percebeu que deixaria de produzir 2 cadeiras para alimentar a procura de 2 mesas.

Exemplo 3:

Se umacidade decide construir um hospital num terreno baldio de propriedade pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno com o capital investido.

Discussão dos resultados:

O conceito de custo de oportunidade é fundamental no direcionamento de crescimento dos negócios de uma empresa ou até mesmo, de uma pessoa. Deve – se analisá-loatenciosamente antes de tomar qualquer decisão sobre como implementar ou preservar o capital. Pelo fato do custo de oportunidade não ser um valor explicito, deve-se tomar muito cuidado em pensar que ele não exista, pelo contrário, existe e tem grande influencia na saúde financeira de uma instituição.

PASSO 3: CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO

Trata-se de um conceito teórico com oqual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre opções de produção, analisando o seu limite máximo de produção.

A curva de possibilidade de produção é uma analise das escolhas que podem ser feitas no âmbito da produção com os recursos disponíveis. Para que possamos analisar uma curva de possibilidades deprodução é preciso verificar quais produtos estão disponíveis em mãos.

- A quantidade de recursos existentes.

-Todos os recursos de produção (terra, trabalho e capital).

-O nível tecnológico.

Exemplo:

Considerando uma fazenda e todas suas tecnologias, terra e trabalhadores. Ao decidir o que e como produzir, o fazendeiro estará decidindo a maneira por quais seus recursosprodutivos serão distribuídos entre as várias combinações de bens possíveis, porem ele deve analisar sua curva de possibilidade produção e capacidade.
Supondo que essa fazenda só produza dois tipos de bens: milho e soja. Se o fazendeiro utilizar toda a terra para cultivar milho, não haverá área disponível para o plantio de soja. Por outro lado, se ele quiser se dedicar somente à cultura desoja, utilizando-se de toda a sua propriedade para este fim, não poderá plantar milho.
Devemos observar que na hipótese de plena utilização da terra, aumentos na produção de soja ocorrerão somente mediante utilização das áreas destinadas à cultura do milho. Logo, se reduz a produção de milho em benefício da lavoura de soja. Podemos, agora, unir todos os pontos.
A linha resultantedenomina-se “Curva de possibilidades de Produção” (ou Fronteira de possibilidades de Produção) e nos mostra todas as combinações possíveis entre milho e soja que podem ser estabelecidas, quando todos os recursos disponíveis estão sendo utilizados. Por esse motivo mostra a importância da analise da curva de possibilidades, cuidando para que não haja ociosidade e desemprego.

Discussão dos resultadosA curva de possibilidade afere a possibilidade de produção, ou seja, o limite máximo que poderá ser produzido, levando em consideração todos os fatores de produção como mão-de-obra, matéria prima, capital e tempo. Toda empresa deve trabalhar dentro da curva de possibilidade, se estiver abaixo dela, ocorrerá a ociosidade, desemprego. Trabalhar acima da curva significa situação improvável, pois...
tracking img