Trabalho quimica organica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo





Este experimento tem como objetivo verificar os pontos de ebulição de dois líquidos puros.





































Fundamentação Teórica



Destilação simples é um procedimento de vaporização e condensação comumente usado para separar os componentes de uma mistura líquida ou solução de uma substância não volátil (talcomo um sólido, p. ex.), ou de outro(s) líquido(s) que possui (em) uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80°C. É um método rápido de destilação, e deve ser usado sempre que possível – é uma técnica rápida, fácil e, se respeitado seus limites, eficaz. Por exemplo, se colocarmos um pouco de água do mar em um frasco de destilação, e levarmos a ferver, os vapores da solução passamatravés de um condensador, onde são resfriados, passando a líquido e fluindo para um frasco receptor. Uma vez que somente os componentes voláteis são vaporizados, os materiais não voláteis ficam coletados no frasco da destilação; este resíduo consistirá de sais de água do mar. A fim de separar esta mistura de sais, vamos recorrer aos métodos de precipitação química, que utilizam as diferentespropriedades químicas dessas substâncias, ou usar os procedimentos de cristalização, que envolvem as propriedades físicas dos sais.

Ainda no Brasil Colônia, um processo bastante conhecido e apreciado de destilação era largamente empregado. A aguardente de cana, produto obtido após a destilação do caldo de cana de açúcar fermentado, servia até como moeda para a compra de escravos.



Éter petróleoÉ uma mistura de hidrocarbonetos, composta principalmente pelo pentano e o hexano, que se obtém na destilação do petróleo. A sua composição pode variar, e o seu ponto de ebulição varia 30 - 60°C. É utilizado como solvente em laboratório, nas indústrias, nas tinturarias, em lavagens a seco, como desengraxante e na remoção de adesivos.



Éter propílico



Álcoolisopropílico e isopropanol são as denominações usuais para o 2-propanol, uma substância química incolor e de forte odor. É representado pela fórmula químicaC3H8O (H3C - HCOH-CH3), sendo o mais simples exemplo de um álcool secundário. Éisômero de posição do propanol ou n-propanol. O álcool isopropilico é um liquido transparente e incolor, solúvel em água, volátil, altamente inflamável. Levemente tóxico se ingerido ouabsorvido pela pele, podendo causar lesões na córnea. Seus vapores tem efeito anestésico, podendo causar tontura. Em caso de ingestão ou contato prolongado, deve-se lavar com água em abundância e procurar auxílio médico.

Ao contrário do etanol ou do metanol, o álcool isopropílico pode ser separado da sua solução aquosa pela adição de sais, tais como cloreto de sódio ou o sulfato de sódio, já queo álcool é muito menos solúvel em soluções salinas que em água pura. Este processo é chamado relargagem, e ocasiona a separação do álcool isopropílico numa camada distinta.



































Procedimento



• Materiais e Reagentes




- Manta aquecedora (temperatura regulável 220 V)

- Balão de fundo redondo 125 ml- Condensador reto

- Conexão de 3 saídas

- Termômetro

- Suporte

- Proveta de 60 ml

- Pedrinhas de porcelana

- Garra

- Éter petróleo

- Álcool propílico

Balão de Destilação

A solução deve ser destilada e aquecida no balão de destilação. Aumentando-se a temperatura da solução, esta chega a ebulição, e o vapor éforçado a passar pelo condensador. Dentro do balão são adicionadas algumas pedrinhas de porcelana, que, devido a alta porosidade fornecem uma grande superfície de contado para as microbolhas que se formam na solução, controlando-as, evitando um excesso de turbulência na ebulição.













Manta aquecedor e balão de destilação

Termômetro

É...
tracking img